Conjunto Sacra Vox

O Conjunto Sacra Vox é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ, criado em 1998 pela Prof. Vera Prodan. É dirigido pela regente Prof. Dr. Valéria Matos desde 2003 e, desde 2012, tem como assistentes Bianca Malafaia e Edvan Moraes.

valeriamatos
 Valéria Matos, regente do conjunto.

Tomando como referência o gênero sacro, o projeto realiza pesquisas, levantamento e resgate da produção musical para coro dos diferentes períodos históricos brasileiros, colocando em visibilidade uma vertente expressiva da memória cultural e social do país. Realiza parcerias com instituições sociais e de ensino oferecendo formação, difundindo o repertório e estimulando o canto coral.

O Conjunto apresenta um currículo com centenas de concertos e apresentações didáticas, programas de rádio, TV e CDs.

O projeto estimula compositores e promove concertos de novas composições sacras em estreia mundial. É responsável pela curadoria da série ‘Música Sacra de Todos os Tempos’, que oferece concertos ao público, com entrada franca, no Salão Leopoldo Miguez e na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ.

Em 2017, motivou a criação do ‘I. Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ’ e, em 2018, festejando seus 20 anos de atividades artísticas e culturais, o Conjunto Sacra Vox está realizando concertos, mesas redondas e encontro de coros.

Acompanhe nossa programação pelo blog, página do facebook e Instagram: @sacravox.ufrj.

Direção Musical e Regência: Valéria Matos
Assistentes de Direção: Bianca Malafaia e Edvan Moraes
Assistente de Produção: Andrea Franco
Organista/Pianista: Rafael Lima

Cantores:
Soprano: Bruna Figueiredo, Larissa Vieira, Luciana Burger, Miriã Valeriano, Sophia Dornelles; Contraltos: Beatriz Rodrigues, Bianca Malafaia, Carol Fressle, Julia Felix, Marina Valladares; Tenores: Leonardo Siqueira, Marcus Gehard, Robson Lemos. Baixos: Eduardo Abreu, Helio Norat, Jefferson Lessa, João Pedro Azeredo, Pedro Pereira.