176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concertos UFRJ: Vento Trio

A edição desta semana de Concertos UFRJ reprisa o especial dedicado ao Vento Trio, conjunto que lançou no mercado norte-americano o CD "Brazilian Dances and Inventions". Formado pela fagotista Janet Grice, o flautista Kevin Willois e a clarinetista Sarah Bednarcik, que se conheceram quando faziam pós-graduação na Universidade de Rutgers (EUA), o trio vem se dedicando à divulgação mais ampla da produção brasileira, sul-americana e a americana em geral.

 

  
 
podcast

Ouça aqui o programa: 

 
 
Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

O CD, lançado em 2006, retrata a natureza profundamente melódica e ritmicamente complexa da nossa música. Uma iniciativa de Grice, que também responde por adaptações e arranjos de diversas músicas. Ela morou no Brasil, aonde vem regularmente. Continua envolvida em projetos relacionados à produção brasileira para fagote, além de participar de eventos e festivais e tocar, vez por outra, em jazz sessions no Rio de Janeiro.

 

O repertório do CD aborda danças como polca, baião, forró, samba e valsa em contraste com invenções que incorporam contraponto imitativo em uma gama de tonalidades. Ao todo 12 obras de oito compositores: Jovino Santos Neto, Guerra Peixe, Pixinguinha, Lorenzo Fernandez, Jacó do Bandolim, Milton Nascimento, José Siqueira, Otávio Braga e Luiz Gonzaga. Uma diversidade que vai desde “Invenções Seresteiras” até “Aza Branca”.

 

Desde a gravação de “Danças e Invenções Brasileiras” o trio vem se apresentado em concertos em toda a região metropolitana de Nova York, no Chamber Music America Conference, no Tavern Museum Keeler e Double Reed Conference e em universidades nos Estados Unidos e Europa. Para 2013 promete um novo álbum com composições de Piazolla, obras de Claudio Santoro e Henrique de Curitiba, além de uma boa seleção de choros misturada com inéditos de autores norte-americanos.

 

Os músicos

 

Janet Grice, fagote, tem doutorado pela Universidade de Rutgers e graduação pela New England Conservatory e pela New York University. Atualmente é bolsista da Fulbright no Brasil e recebe suporte do National Endowment, Meet the Composer and Arts International. Com participação em vários CDs, desenvolve carreia em Nova York e ensina fagote na rede pública da cidade. Com bacharelado e mestrado pela Universidade de Rutgers Kevin Willois, flauta, vem se destacando no circuito musical nova-iorquino. Ele ensina flauta e teoria musical no Conservatório de Westminster, da Universidade Rutgers. Sarah Bednarcik, clarinete, se licenciou pela Universidade Northwestern e tem mestrado pela Universidade de Rutgers. É free-lance em Nova Jersey, professora de música da escola pública local e mantém um estúdio voltado para seu instrumento.

 

***

 

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Brazilian Dances and Inventions 

 for Bassoon, Flute and Clarinet

trioventoCD

Vento Trio

 

Faixas


JOVINO SANTOS NETO

1. Mar Fim

 

CESAR GUERRA PEIXE

Trio n° 2 para sopros

2. Polca

3. Dança dos cabocolinhos

4. Canção

5. Frevo 


PIXINGUINHA

6. Carinhoso

 

OSCAR LORENZO FERNANDEZ

Duas Invenções seresteiras

7. allegro moderato

8. ben allegro

 

JACO DO BANDOLIM

9. Doce de Coco

 

CESAR GUERRA PEIXE

Trio n° 1

10. andante

11. allegro moderato

12 lento

 

MILTON NASCIMENTO

11. Ponta de Areia

 

JOSE SIQUEIRA

Tres Invenções para flauta, clarineta e fagote

14. allegro

15. andante

16. moderato

 

PIXINGUINHA

17. Naquele Tempo

 

LUIZ OTAVIO BRAGA

Micro Suite

18. pequena polca

19. valsa pequena

20. pequeno choro

 

LUIZ GONZAGA

21. Asa Branca, Assum preto

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)