Concertos UFRJ: Vento Trio

A edição desta semana de Concertos UFRJ reprisa o especial dedicado ao Vento Trio, conjunto que lançou no mercado norte-americano o CD "Brazilian Dances and Inventions". Formado pela fagotista Janet Grice, o flautista Kevin Willois e a clarinetista Sarah Bednarcik, que se conheceram quando faziam pós-graduação na Universidade de Rutgers (EUA), o trio vem se dedicando à divulgação mais ampla da produção brasileira, sul-americana e a americana em geral.

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

O CD, lançado em 2006, retrata a natureza profundamente melódica e ritmicamente complexa da nossa música. Uma iniciativa de Grice, que também responde por adaptações e arranjos de diversas músicas. Ela morou no Brasil, aonde vem regularmente. Continua envolvida em projetos relacionados à produção brasileira para fagote, além de participar de eventos e festivais e tocar, vez por outra, em jazz sessions no Rio de Janeiro.

O repertório do CD aborda danças como polca, baião, forró, samba e valsa em contraste com invenções que incorporam contraponto imitativo em uma gama de tonalidades. Ao todo 12 obras de oito compositores: Jovino Santos Neto, Guerra Peixe, Pixinguinha, Lorenzo Fernandez, Jacó do Bandolim, Milton Nascimento, José Siqueira, Otávio Braga e Luiz Gonzaga. Uma diversidade que vai desde “Invenções Seresteiras” até “Aza Branca”.

Desde a gravação de “Danças e Invenções Brasileiras” o trio vem se apresentado em concertos em toda a região metropolitana de Nova York, no Chamber Music America Conference, no Tavern Museum Keeler e Double Reed Conference e em universidades nos Estados Unidos e Europa. Para 2013 promete um novo álbum com composições de Piazolla, obras de Claudio Santoro e Henrique de Curitiba, além de uma boa seleção de choros misturada com inéditos de autores norte-americanos.

Os músicos

Janet Grice, fagote, tem doutorado pela Universidade de Rutgers e graduação pela New England Conservatory e pela New York University. Atualmente é bolsista da Fulbright no Brasil e recebe suporte do National Endowment, Meet the Composer and Arts International. Com participação em vários CDs, desenvolve carreia em Nova York e ensina fagote na rede pública da cidade. Com bacharelado e mestrado pela Universidade de Rutgers Kevin Willois, flauta, vem se destacando no circuito musical nova-iorquino. Ele ensina flauta e teoria musical no Conservatório de Westminster, da Universidade Rutgers. Sarah Bednarcik, clarinete, se licenciou pela Universidade Northwestern e tem mestrado pela Universidade de Rutgers. É free-lance em Nova Jersey, professora de música da escola pública local e mantém um estúdio voltado para seu instrumento.

***

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Brazilian Dances and Inventions

MILTON NASCIMENTO