Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Temporada 2013 Música para viola e piano em Concertos UFRJ (reprise)
Música para viola e piano em Concertos UFRJ (reprise) PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Seg, 19 de Agosto de 2013 08:47

A edição desta semana de Concertos UFRJ reprisa o programa dedicado ao CD "Brazilian Music for Viola & Piano" da violista alemã Barbara Westphal acompanhada pelo pianista italiano Christian Ruvolo. Lançado em 2010 no mercado internacional pelo Centaur, selo independente norte-americanos especializado em música de concerto, o repertório é integralmente dedicado à aos compositores brasileiros do século XX.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

O repertório brasileiro para viola, aliás, se desenvolveu bastante no período, em especial sob influência da corrente nacionalista. Contribui para isso a presença entre nós de dois importantes músicos, Geza Kiszely e Perez Dvorek, que incentivaram muito a produção para o instrumento.

 

Ao todo, oito peças. “Brasiliana”, de Edino Krieger; “Três Valsas Brasileiras”, de Francisco Mignone; “Appassionato, Cantilena e Toccata”, de Osvaldo Lacerda; “Sonatina”, de Ernst Mahle; "Canção Sertaneja” e “Encantamento”, de Mozart Camargo Guarnieri; “O Canto do Cisne Negro”, de Heitor Villa-Lobos; e “Sonata”, de Brenno Blauth. Destas, o programa apresentou as quatro primeiras e a última.

 

Barbara tomou contato pela primeira vez com este repertório há trinta anos, quando participou do Festival Internacional de Campos do Jordão e, logo a seguida, conheceu o Conservatório de Tatuí, importante escola de música do interior paulista.

 

Barbara Westphal estudou em Londres e Nova York e obteve seu diploma de concerto com Itzhak Perlman e Michael Tree (Guarneri Quartett). Em 1983, ganhou o Concurso ARD, Munique, e o prestigioso Prêmio Busch. Como solista e camerista, se apresentou na Europa, Estados Unidos e América do Sul. De 1978 a 1985 foi violista do Delos Quartetts. Em 1997 fundou, com a violinista Ani Kavafian e violoncelista Gustav Rivinius, o Trio da Salò que se apresentou pela primeira vez no Festival “Incontri in Terra di Siena”, Itália. Suas gravações, que incluem as Sontas para Viola de Brahm (com Ursula Oppens), as Sontas para Viola de Max Reger e as seis Suites solo de J. S. Bach, foram recebidas com elogios pela imprensa especializada. Como educadora, leciona desde 1989 na Universidade de Lübeck (Alemanha), e realiza master classes na Europa e nos Estados Unidos. Barbara tem sido regularmente convidada para intergrar o júri de importantes certames internacionais.

 

christianruvoloChristian Ruvolo estudou piano e composição em Milão, Itália, e em Freiburg, Alemanha, com Andrea Di Renzo, Vitaly Margulis e Murray Perahia. Em 1993, ganhou o primeiro prêmio de pianista correpetidor do Teatro alla La Scala e, a seguir, trabalhou como músico deste teatro. Como convidado integrou importantes festivais de música na Europa, Ásia e América. Sua carreira como solista inclui apresentações na Itália, Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, China, Coréia do Sul e Brasil. Já como um músico de câmara, tocou com conjuntos e artistas de renome, entre eles o clarinetista Sabine Meyer, o Trio di clarone e a Orquestra de Câmara de Heilbronn de Wurttemberg. Desde de 2000, leciona na Academia de Música de Lübeck.

 

***

 

O programa radiofônico Concertos UFRJ, resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1).

 

Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

 

BRAZILIAN MUSIC FOR VIOLA & PIANO


Barbara Westphal (viola) • Christian Ruvolo (piano)

 

capacdviolaepiano300

 

Brasiliana

Edino Krieger

 

Tres Valsas Brasileiras
Francisco Mignone

1. Valsa lenta

2. Suave e delicado

3. Vivo e com Entusiasmo

 

Appassionato, Cantilena e Toccata
Osvaldo Lacerda

1. Appassionato

2. Cantilena

3. Toccata

 

Sonatina
Ernest Mahle

1. Andante

2. Vivace

 

Canção Sertaneja

Camargo Guarnieri

 

Encantamento

Camargo Guarnieri

 

O Canto do Cisne Negro

Heitor Villa-Lobos

 

Sonata
Brenno Blauth

1. Dramático

 

2. Evocativo

3. Agitado

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 20 de Agosto de 2013 15:50
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO