Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Temporada 2013 Concertos UFRJ: Witold Lutosławski
Concertos UFRJ: Witold Lutosławski PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCom   
Ter, 30 de Julho de 2013 13:14

A edição desta semana de Concertos UFRJ destaca a obra de Witold Lutosławski, um dos maiores compositores da segunda metade séc. XX, cujo centenário de nascimento está sendo comemorado em 2013. A produção de Lutosławski, que sofreu inúmeras transformações estilísticas, desde a inspiração folclórica das suas primeiras experiências à linguagem personalíssima da maturidade, exerce uma enorme influência sobre a música contemporânea.

 

   
 
podcast

Ouça aqui o programa: 

 
 
Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Witold Lutosławski nasceu em 25 de janeiro de 1913, em Varsóvia, e morreu em 7 de fevereiro de 1994, na mesma cidade

 

Estudou piano e composição na capital polonesa, e seus primeiros trabalhos foram fortemente influenciados pela música folclórica de seu país. Seu estilo apresenta então uma ampla gama de ricas e complexas texturas. No final de 1950, começou a desenvolver técnicas composicionais próprias. Sua música deste período em diante incorpora métodos de construção de harmonias e de alturas característicos. Também adota, em diversas obras, processos aleatórios de composição.


Durante a Segunda Guerra Mundial, Lutosławski ganhou a vida tocando em bares. Algum tempo depois da guerra, as autoridades stalinistas censuraram suas composições por conderá-las formalistas e elitistas. Na década de 1980, o compositor usou seu enorme prestígio para apoiar o sindicato autônomo Solidarność (em português Solidariedade), que contribuiu para por em xeque o regime autoritário e o domínio da União Soviética sobre o país.

 

Lutosławski descreveu sua música como uma busca por ouvintes que pensam e sentem da mesma maneira que ele - uma forma de “pescar almas” como certa vez a caracterizou. Para ele, a arte não deveria ter a intenção representar o mundo exterior, uma vez que este não necessita de representação para ser vivenciado. A música para o copositor a música expressaria “o domínio do mundo ideal, o mundo que emerge da nossa imaginação, dos nossos desejos, da nossa concepção do ideal”. E a missão do artista torná-lo acessível aos outros.

 

Repertório

 

A “Pequena Suíte para Orquestra” de Lutosławski abriu o programa. A obra foi construída a partir de temas populares da região da Cracóvia por encomenda da Rádio de Varsóvia.  A versão original foi destina à orquestra de câmara e estreada numa emissão radiofônica em 1950 pela Orquestra da Radio Polonesa. Um ano depois, Lutosławski efetuou uma pormenorizada revisão da obra, aumentando-a de tamanho e reescrevendo-a para orquestra sinfônica. São quatro movimentos: Pícolo, Polca, Canção e Dança. A interpretação veiculada foi a do maestro Antoni Wit regendo a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio Polonesa.

 

“Prelúdio de danças para clarineta e piano” marca, na trajetória de Lutosławski, o que o próprio compositor chamou de seu adeus ao foclore. Composta em 1954 denota influência da música de Bartók. São cinco movimentos curtos: Allegro molto; Andantino; Allegro giocoso; Andante e Allegro molto. A versão, a de Ivan Stochl (clarineta) e Boris Nedelchev (piano).

 

Já o “Epitáfio para Oboé e Piano”, escrito em 1979, marca maturidade do compositor. A obra faz uso dos conceitos de “liberdade momentânea” e “aleatoriedade restrita” concedida aos intérpretes em determinadas passagens. A versão que foi ao ar é a de Heinz Holliger (oboé) e Esztényi Szabolcz (piano).

 

A seguir, o programa apresentou a “Partita para Violino e Piano”, de 1984. Os movimentos: Allegro giusto; Ad libitum; Largo     ; Ad libitum e Presto.

 

Encerrou a audição as “Variações sobre um tema de Paganini”, peça que tem uma história que cabe lembrar. Durante a ocupação nazista Lutosławski e Panufnik formaram um duo de piano a quatro mãos que tocava nas cafeterias de Varsóvia. Devido a dificuldades acabaram produzido seus próprios arranjos. Mais tarde, durante o levante de 1944, foram destruídos quando a casa de Lutosławski foi encediada pelas SS. A única partitura que restou foi a das variações sobre o famoso 24º capricho de Paganini. Escritas em 1941, ganharam uma versão orquestral em 1978, que o programa apresentou com Louis Lortie (piano) e a Sinfônica da BBC, conduzida por Edward Gardner.

 

***

 

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 30 de Julho de 2013 13:47
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO