Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Curso Básico PDF Imprimir E-mail
O Curso Básico, registrado como Curso de Extensão na UFRJ sob o número 7530 e aprovado em Portaria nº 43 de 27 de Dezembro de 1999 que possui, de acordo com seu Regimento, os seguintes objetivos:

 

• Promover o estudo da música para os alunos com nenhum ou pouco conhecimento musical;
• Proporcionar a formação necessária ao desenvolvimento das reais potencialidades do educando, incentivando-o ao prosseguimento dos estudos musicais;
• Propiciar a aprendizagem através dos elementos básicos e essenciais da linguagem musical;
• Enfatizar a prática instrumental voltada para a performance musical;
• Formar alunos de nível básico em instrumento, provendo-lhes um programa educacional que lhes possibilite estarem aptos às atividades primárias de execução e interpretação.

 

O Curso Básico destina-se a crianças/adolescentes que possuem a idade mínima de 08 (oito) anos e máxima de 16 (dezesseis) anos e que estejam regularmente matriculados em Escolas de Ensino Regular. Possui a duração de quatro anos, divididos em oito períodos semestrais seqüenciados. É anualmente oferecido ao público mediante Concurso de Habilitação constante de prova de seleção teórica que possui como objetivo avaliar a proficiência em conteúdo musical elementar. As inscrições para a prova de Teoria Musical são abertas através de Edital, que geralmente é publicado na segunda quinzena do mês de Setembro. É cobrada taxa de inscrição. Para a matrícula dos aprovados é necessário o pagamento da semestralidade e apresentação das cópias (xerox) da certidão de nascimento ou identidade, comprovante de escolaridade e 01 (uma) foto 3x4.

 

É oferecido nas seguintes habilitações: piano, órgão, cravo, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e harpa e acrescido sempre de uma disciplina teórica, a saber, Linguagem Musical, oferecida no decorrer dos oito semestres com a duração de uma hora semanal. Acontece semanalmente nas dependências da Escola de Música da UFRJ – em salas especializadas – nos turnos manhã, tarde e noite e possui avaliação processual e contínua realizada semestralmente por disciplina (teórica e prática). Aos alunos que obtém aprovação em todos os semestres, bem como a freqüência de no mínimo 75%, é conferido um Certificado e Histórico Escolar do Curso Básico, ao término de quatro anos.

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO