Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Especialistas discutem como implementar aulas de música nas escolas
Especialistas discutem como implementar aulas de música nas escolas PDF Imprimir E-mail
Veículo: Portal da EBC   
Qui, 23 de Maio de 2013

Matéria publicada no Portal da EBC, Empresa Brasil de Comunicação,  em 23/05/2013, sobre Encontro Internacional de Educação Musical organizado pela Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e a Escola de Música.

 

Especialistas discutem como implementar aulas de música nas escolas

 

Isabela Vieira - Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Apresentar aos alunos a diversidade musical brasileira e promover a cultura são desafios do ensino obrigatório de música nas escolas. Para discutir orientações para a aplicação da Lei 11.769, que instituiu a determinação, especialistas no tema se reúnem na capital fluminense entre hoje (23) e amanhã (24). As discussões serão sintetizadas em uma minuta que deve ser transformada em livro.

 

A expectativa é que o encontro permita definir e sistematizar proposta para a implementação da norma, promulgada em 2008, mas que aguarda normatização do Conselho Nacional de Educação (CNE). De acordo com a representante do Ministério da Educação no evento, Jaqueline Moll, uma diretriz para prática deve ser liberada ainda este ano, orientando escolas e professores.

 

A Lei 11.769 de 2008, originalmente, dá prazo de três anos, contados a partir da promulgação, para que os sistemas de ensino fossem adaptados, período já vencido.

Os principais desafios para o ensino da modalidade passam pela formação e a contratação de professores, segundo o coordenador da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos organizadores do evento, Celso Ramalho. “Temos que pensar na ausência de músicos com cursos de licenciatura e na capacitação de mestres populares”, sugeriu.

 

Além disso, confirma que é necessário ter uma orientação  sobre a quantidade de aulas, conteúdo e interdisciplinaridade. “Cada localidade precisa arbitrar sobre isso [aplicação da lei], mas aqui faremos proposições, inclusive de se respeitar os saberes locais. Não posso querer ensinar a [Escola de Samba] Mangueira a fazer samba”, acrescentou Ramalho.

 

A ausência de uma orientação para que as aulas atendam à diversidade musical brasileira também preocupa, disse a diretora da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Juana Nunes, no evento. “É fundamental que o modelo seja de pluralidade”, argumentou. “Não queremos só orquestras, mas a cultura popular e de rua, queremos que reflita nossa riqueza”, disse a diretora.

 

Para incentivar as escolas a oferecer as aulas de música, o governo reviu as práticas de compra de instrumentos musicais e deve criar a chamada Universidade das Artes para treinar professores e orientar artistas populares para que possam se tornar instrutores. O MinC também lançou edital para financiar a parceria entre escolas e grupos culturais, de até R$ 22 mil mensais.

 

Edição: Davi Oliveira

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Sex, 24 de Maio de 2013 15:39
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO