Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Crítica: Duo Santoro lança CD em que prestigia a música brasileira
Crítica: Duo Santoro lança CD em que prestigia a música brasileira PDF Imprimir E-mail
Veículo: O Globo   
Seg, 13 de Maio de 2013

Critica publicada no site do jornal O Globo em 13/06/2013 sobre CD recentemente lançado pelo Duo Santoro, conjunto formado pelos irmãos gêmeos Ricardo e Paulo Santoro, ambos músicos da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). O texto do encarte é de autoria de André Cardoso, atual diretor da Escola de Música.

 

Crítica: Duo Santoro lança CD em que prestigia a música brasileira
Incluindo vários compositores vivos, repertório transita por diferentes estilos, ancorado com frequência no folclore nacional
EDUARDO FRADKIN
Divulgação
duosantoro500
RIO - Formações como a do Quinteto Villa-Lobos, só com instrumentos de sopro, ou a do Duo Assad, de violões, as quais fogem dos padrões mais canônicos da música clássica — como o quarteto de cordas nos moldes de Haydn ou os duos que juntam um instrumento de cordas a um piano —, têm contribuído para a criação de um repertório bem curioso no Brasil.

É interessante não só pela exploração das sonoridades desses conjuntos como pelo uso do folclore nacional, ainda bastante em voga (Mário de Andrade e Villa-Lobos devem estar assoviando nos túmulos). Essas qualidades ressoam alto no CD “Bem brasileiro”, do duo de violoncelos formado pelos irmãos gêmeos Ricardo e Paulo Santoro, a ser lançado dia 28.

O disco traz a produção de 12 compositores brasileiros, sendo a maioria do nosso tempo. Algumas obras foram dedicadas ao próprio Duo Santoro. São os casos da “Cantiga e desafio”, de João Guilherme Ripper, do “Duo”, de Alexandre Schubert (um dos principais nomes da nova geração nacional), do “Choro”, de Waldemar Szpilman, e de “Nazareteando”, de José Alberto Kaplan.

O emprego de temas populares, aparentes em títulos citados e em outros, como o “Choro seresteiro” de Osvaldo Lacerda, dá uma certa unidade estética ao CD, embora as diferenças de estilos dos compositores sejam inegáveis.

Os violoncelistas exploram bem a melancolia de peças como “Murucututu”, dos “Três temas do folclore”, de Ricardo Medeiros, se esbaldam nas dissonâncias de Villa-Lobos, em “O trenzinho do caipira”, e se anunciam mais austeros nos “Três duetos modais”, de Ernst Mahle, de caráter acadêmico. Seus instrumentos ora soam ásperos, ora macios, como no cantabile crepuscular da “Modinha”, de Francisco Mignone.

A falta de variação tímbrica dos instrumentos, inevitável num duo assim, pode cansar um pouco o ouvido, mas tudo bem: os 57 minutos de “Bem brasileiro” valem mais de uma audição.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 16 de Maio de 2013 00:53
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO