Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Temporada 2013 Concertos UFRJ: música para alaúde
Concertos UFRJ: música para alaúde PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Dom, 05 de Maio de 2013 22:15

A edição desta semana de Concertos UFRJ aborda o alaúde, instrumento de cordas dedilhadas que descende de um antepassado conhecido como ud, introduzido no Ocidente, quando da ocupação da Península Ibérica pelos mouros (711-1492). O nome, como tantas outras palavras de origem árabe, incorporou o artigo, presente na expressão al’ud, quando passou às línguas europeias.

 

Muito popular na Idade Média, Renascença e no Barroco, serviu tanto como instrumento solista, como no acompanhamento de cações. Permaneceu em destaque até o início da era clássica (Haydn escreveu para ele), mas logo caiu em desuso, perdendo para o piano a primazia como instrumento doméstico.

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

 

Se o ocaso do instrumento data do início do séc. XIX na Europa ocidental, diversos tipos de alaúdes sobreviveram em tradições musicais do sudeste europeu, norte da África e Oriente Médio. No início do séc. XX o interesse crescente pela música histórica trouxe-o de volta às salas de concerto. Um revivalismo que ganhou novo impulso com o movimento de música antiga dos anos 1950 e continua até nossos dias.

 

Compositores e repertório

 

John Dowland (1563–1626) foi um músico inglês do período renascentista, contemporâneo de William Shakespeare, tendo trabalhado na corte do rei Christian IV da Dinamarca e na de James I da Inglaterra. Hoje é lembrado sobretudo por sua produção vocal composta para acompanhamento de alaúde. Do compositor, o programa pinçou “Can she excuse my wrongs”, com o contratenor Andreas Scholl e o alaudista Andreas Martin.

 

Sylvius Leopold Weiss (1687-1750) nasceu em Grottkau, próximo a Breslau, e viveu no final do período barroco, tendo sido contemporâneo do grande mestre J. S. Bach. Importante alaudista do seu tempo, além de sua cidade natal, trabalhou em Roma e em Dresden. Weiss foi um dos compositores mais prolixos da música para alaúde, com um catálogo de cerca de 600 obras, a maioria delas agrupada sob forma de partitas ou suítes. Com Hopkinson Smith, o programa apresentou a Partita em Ré Menor em sete movimentos: fantasia, allemande, courante, gavotte, sarabande, minueto e giga.

 

Por fim o programa levou ao a suite BWV 1012 em Ré Maior, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), uma transcrição para alaúde que o próprio músico fez de sua famosa suíte no 6, para violoncelo. Com sete movimentos (prelúdio, allemande, courante, sarabande, gavotte I, gavotte II e giga), a interpretação foi, novamente, do grande alaudista norte-americano Hopkinson Smith.

 

***

 

O programa radiofônico Concertos UFRJ, resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1).

 

Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Dom, 05 de Maio de 2013 22:17
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO