Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Temporada 2013 Radamés Gnattali: Flauta, piano e violão
Radamés Gnattali: Flauta, piano e violão PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Ter, 23 de Abril de 2013 04:47

A edição desta semana de Concertos UFRJ chama atenção para o recém lançado CD “Radamés Gnattali: flauta, piano e violão”, uma das iniciativas que marcam os 25 anos da morte do compositor. As seis peças selecionadas, registarem momentos importantes do seu repertório solo e de câmara deste músico que transitou nas fronteiras do popular com o clássico.

 

Com incentivos da Lei Rouanet e do Ministério da Educação, a homenagem ao foi idealizada pela CPFL Cultura, programa da empresa paulista de geração e distribuição de eletricidade, a partir da série “Mozart & Radamés: afinidades e contrapostos”, apresentada pela Rádio Cultura de São Paulo. Os interprestes são o violonista Paulo Porto Alegre, o flautista Rogério Wolf e a pianista Rosana Civile.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
A distribuição do CD é gratuita para bibliotecas, universidades, escolas de música e institutos culturais. O pedido pode ser feito até o mês de maio pelo telefone (19) 3756-8000 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A requisição deve ser em papel timbrado com a assinatura de representante da instituição. O público em geral também poderá ter acesso à obra, disponível para download na internet.

 

Radamés: popular e erudito


Quando chegou ao Rio em 1924 o gaúcho Radamés tinha pouco mais de 18 anos e carregava na bagagem, além de sólida formação pianística, o desejo de ingressar no seleto circuito das salas de concerto da capital do país. As vicissitudes da vida e a necessidade de sobrevivência o levaram, porém, aos cafés e cinemas da noite carioca. E, a seguir, às rádios e aos estúdios. Nesse ambiente, o músico, que começava a se interessar pela composição, conhecerá os grandes “pianeiros” de seu tempo e chorões famosos como Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

 

O Brasil perdeu um virtuose, mas ganhou um compositor e arranjador que marcará tanto a música popular como a música de concerto. A entrada, em 1936, de Radamés Gnatalli para a rádio Nacional, a princípio como pianista e depois como arranjador, é um marco nessa trajetória. Sua formação e experiência anteriores foram fundamentais para a renovação e enriquecimentos dos arranjos da música popular e para todo o desenvolvimento posterior do gênero. Paralelamente, desenvolveu uma carreira brilhante como compositor e pianista, com frequência sendo solista de suas próprias obras.

 

Intérpretes

 

Foto: Reprodução
radamesnoleopoldo
Gnattali em gravação no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música.

Paulo Porto Alegre é violonista, arranjador e compositor. Nasceu em 1953, em São Paulo. Foi aluno de Isaías Sávio, Abel Carlevaro, Miguel Angel Girollet e Eduardo Fernandez. Estudou composição com com Sérgio Vasconcellos Correa, Hans Joachim Koellreuter e Phillipe Manoury, e foi o vencedor do V Concurso Internacional de Violão Palestrina e III Concurso Internacional de Violão do Festival Villa-Lobos. Já se apresentou por todo Brasil Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e China.  É membro fundador do Trio Opus 12 de violões e do Núcleo Hespérides - Música das América.  Leciona na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).

 

Rogério Wolf graduou-se pela Faculdade Santa Marcelina. Estudou com Renato Axelrud e Jean-Noel Saghaard. Participou de cursos e master-classes ministradas por James Galway, James Walker, András Adorjan, Pierre-Yves Artaud e Jeanne Baxtresser e outros flautistas importantes. Atuou por mais de 25 anos como primeira flauta da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e da Sinfônica Brasileira (OSB). Apresentou-se em países como a Eslovênia, Alemanha, Finlândia, Rússia, Estados Unidos, Paraguai, Costa Rica, Argentina e em várias cidades do Brasil. Lecionou no Conservatório Superior de Genebra e, atualmente, é professor da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira e no Instituto Baccarelli, ambos em São Paulo.

 

Rosana Civile é graduada em piano pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi aluna de Caio Pagano. Frequentou máster-classes no Brasil, Itália e Espanha. Atua como solista, camerista e recitalista nas principais salas de concerto no Brasil e se apresentou em recitas solos na França, Suíça, Bélgica e Alemanha. Atualmente é pianista do Teatro Municipal de São Paulo e professora da Escola Municipal de Música da capital paulista.

 

Repertório

 

O programa destacou do repertório do CD a Sonatina para flauta e violão escrita por Radamés em 1959 e gravada originalmente nos Estados Unidos pelo violonista Laurindo Almeida e o flautista Martin Rotterman; a Sonatina para flauta e piano composta 1974, que no seu terceiro movimento homenageia Pixinguinha; a Pequena Suíte para Violão, última obra escrita para o instrumento pelo autor e dedicada a Turíbio Santos; a Brasiliana no 5 para piano, obra de 1949; e a Brasiliana no 13 para violão, de 1983, também dedicada a Turíbio Santos.

***

 

O programa radiofônico Concertos UFRJ, resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1).

 

Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

Radamés Gnattalli (1906-1988): Flauta, piano e violão

Violão: Paulo Porto Alegre

Flauta: Rogério Wolf

Piano: Rosana Civile

 

cdradamesflautaviolaopiano300

 

1-3: Sonatina flauta e violão (1959)

1- Cantando com simplicidade

2- Adagio

3- Movido

 

4-6: Sonatina violão e piano (1957)

4- Allegro Moderato

5- Saudoso

6- Ritmado

 

7-9: Sonatina em ré maior para flauta e piano (1974)

7- Allegro Moderato

8- Expressivo

9- Lembrando Pixinguinha

 

10-12: Pequena Suíte para Violão (1985)

10- Pastoril

11-  Toada

12- Frevo

 

13- Brasiliana no 5 para piano (1949)

 

14-16: Brasiliana no 13 para violão (1983)

14- Samba-bossa nova

15- Valsa

16- Choro

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 23 de Abril de 2013 10:38
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO