Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Concertos Virtuais UFRJ apresentam Sinfonia Concertante de Mozart
Concertos Virtuais UFRJ apresentam Sinfonia Concertante de Mozart PDF Imprimir E-mail
Veículo: Fórum de Ciência e Cultura   
Seg, 01 de Abril de 2013

Site do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ repercute, em matéria de 01/04/2013, lançamento de mais um vídeo do projeto Concertos Virtuais UFRJ, parceria da Escola de Música com a Coordenadoria de Comunicação da universidade.

 

Concertos Virtuais UFRJ apresentam a Sinfonia Concertante de Mozart

 

Mais uma atração do projeto Concertos Virtuais UFRJ, está no ar o vídeo da Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior para violino, viola e orquestra, K364/320d, de W. A. Mozart. A gravação com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) foi feita ao vivo em novembro de 2011, durante o 1º Festival de Música Antiga da instituição. Os solistas são o violinista inglês Anthony Flint e o violista brasileiro João Carlos Ferreira. O regente, Felipe Prazeres.

 

A sinfonia concertante foi composta em 1779 e suas complexidades refletem os crescentes avanços técnicos na prática musical e o contato do compositor, em viajem pela Europa, com a orquestra da corte de Mannheim, uma das melhores de seu tempo. O resultado, Mozart produziu uma das obras-primas do gênero.

A peça está escrita em três movimentos: Allegro maestoso, Andante e Presto. Além dos instrumentos solistas, exige dois oboés, duas trompas e cordas – estas com duas seções de violas. Acredita-se que tenha sido destinada ao violinista alemão Ignaz Fränzl, um dos músicos de Mannheim com quem o compositor manteve contato e a quem havia assistido tocar.

 

A partitura original pede que a viola seja afinada meio tom acima, uma técnica conhecida como scordatura. Com isso, Mozart procurava uma sonoridade mais brilhante e mais próxima do violino. Os violistas de hoje, ao contrário, enfatizam um timbre mais escuro e mais romântico – o que faz com que o recurso raramente figure em interpretações contemporâneas, ainda que continue comum em execuções com instrumentos de época.

 

Os Concertos Virtuais tem como objetivo diversificar plateias e divulgar a produção musical da UFRJ disponibilizando na internet o acervo de áudio e vídeo da Escola de Música. A iniciativa é resultado da parceria com a Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da Reitoria. Veja outras informações aqui.

 

Fonte: Escola de Música

(Na foto acima os solistas da OSUFRJ, Flint e Fer­rei­ra de­ram ao pú­bli­co uma in­ter­pre­ta­ção vi­go­ro­sa da obra do compositor austríaco.)

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 04 de Abril de 2013 08:34
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO