170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concertos Virtuais UFRJ apresentam Sinfonia Concertante de Mozart

0
0
0
s2sdefault

Site do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ repercute, em matéria de 01/04/2013, lançamento de mais um vídeo do projeto Concertos Virtuais UFRJ, parceria da Escola de Música com a Coordenadoria de Comunicação da universidade.

 

Concertos Virtuais UFRJ apresentam a Sinfonia Concertante de Mozart

 

Mais uma atração do projeto Concertos Virtuais UFRJ, está no ar o vídeo da Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior para violino, viola e orquestra, K364/320d, de W. A. Mozart. A gravação com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) foi feita ao vivo em novembro de 2011, durante o 1º Festival de Música Antiga da instituição. Os solistas são o violinista inglês Anthony Flint e o violista brasileiro João Carlos Ferreira. O regente, Felipe Prazeres.

 

A sinfonia concertante foi composta em 1779 e suas complexidades refletem os crescentes avanços técnicos na prática musical e o contato do compositor, em viajem pela Europa, com a orquestra da corte de Mannheim, uma das melhores de seu tempo. O resultado, Mozart produziu uma das obras-primas do gênero.

A peça está escrita em três movimentos: Allegro maestoso, Andante e Presto. Além dos instrumentos solistas, exige dois oboés, duas trompas e cordas – estas com duas seções de violas. Acredita-se que tenha sido destinada ao violinista alemão Ignaz Fränzl, um dos músicos de Mannheim com quem o compositor manteve contato e a quem havia assistido tocar.

 

A partitura original pede que a viola seja afinada meio tom acima, uma técnica conhecida como scordatura. Com isso, Mozart procurava uma sonoridade mais brilhante e mais próxima do violino. Os violistas de hoje, ao contrário, enfatizam um timbre mais escuro e mais romântico – o que faz com que o recurso raramente figure em interpretações contemporâneas, ainda que continue comum em execuções com instrumentos de época.

 

Os Concertos Virtuais tem como objetivo diversificar plateias e divulgar a produção musical da UFRJ disponibilizando na internet o acervo de áudio e vídeo da Escola de Música. A iniciativa é resultado da parceria com a Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da Reitoria. Veja outras informações aqui.

 

Fonte: Escola de Música

(Na foto acima os solistas da OSUFRJ, Flint e Fer­rei­ra de­ram ao pú­bli­co uma in­ter­pre­ta­ção vi­go­ro­sa da obra do compositor austríaco.)

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais