Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Concertos Virtuais UFRJ apresentam Sinfonia Concertante de Mozart
Concertos Virtuais UFRJ apresentam Sinfonia Concertante de Mozart PDF Imprimir E-mail
Veículo: Fórum de Ciência e Cultura   
Seg, 01 de Abril de 2013

Site do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ repercute, em matéria de 01/04/2013, lançamento de mais um vídeo do projeto Concertos Virtuais UFRJ, parceria da Escola de Música com a Coordenadoria de Comunicação da universidade.

 

Concertos Virtuais UFRJ apresentam a Sinfonia Concertante de Mozart

 

Mais uma atração do projeto Concertos Virtuais UFRJ, está no ar o vídeo da Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior para violino, viola e orquestra, K364/320d, de W. A. Mozart. A gravação com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) foi feita ao vivo em novembro de 2011, durante o 1º Festival de Música Antiga da instituição. Os solistas são o violinista inglês Anthony Flint e o violista brasileiro João Carlos Ferreira. O regente, Felipe Prazeres.

 

A sinfonia concertante foi composta em 1779 e suas complexidades refletem os crescentes avanços técnicos na prática musical e o contato do compositor, em viajem pela Europa, com a orquestra da corte de Mannheim, uma das melhores de seu tempo. O resultado, Mozart produziu uma das obras-primas do gênero.

A peça está escrita em três movimentos: Allegro maestoso, Andante e Presto. Além dos instrumentos solistas, exige dois oboés, duas trompas e cordas – estas com duas seções de violas. Acredita-se que tenha sido destinada ao violinista alemão Ignaz Fränzl, um dos músicos de Mannheim com quem o compositor manteve contato e a quem havia assistido tocar.

 

A partitura original pede que a viola seja afinada meio tom acima, uma técnica conhecida como scordatura. Com isso, Mozart procurava uma sonoridade mais brilhante e mais próxima do violino. Os violistas de hoje, ao contrário, enfatizam um timbre mais escuro e mais romântico – o que faz com que o recurso raramente figure em interpretações contemporâneas, ainda que continue comum em execuções com instrumentos de época.

 

Os Concertos Virtuais tem como objetivo diversificar plateias e divulgar a produção musical da UFRJ disponibilizando na internet o acervo de áudio e vídeo da Escola de Música. A iniciativa é resultado da parceria com a Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da Reitoria. Veja outras informações aqui.

 

Fonte: Escola de Música

(Na foto acima os solistas da OSUFRJ, Flint e Fer­rei­ra de­ram ao pú­bli­co uma in­ter­pre­ta­ção vi­go­ro­sa da obra do compositor austríaco.)

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 04 de Abril de 2013 08:34
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2018 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO