Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Programa da Capes envia alunos da EM à Alemanha
Programa da Capes envia alunos da EM à Alemanha PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Qua, 06 de Fevereiro de 2013 18:29

A Escola de Música (EM) acaba de ter sua proposta de adesão ao Programa UNIBRAL aceita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa, executado pela fundação do Ministério da Educação em cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), fomenta parcerias entre universidades brasileiras e alemãs, promovendo o intercâmbio de docentes e estudantes de graduação.

 

Foto: Ana  Liao
alunosalemanha400
Mateus Pinheiro, Aysllany Edifrance, Cesar Bonan, três dos seis alunos que estiveram na Karlsruhe no ano passado.

O UNIBRAL está atualmente dividido em duas modalidades. O UNIBRAL 1 apoia o intercâmbio de estudantes de graduação brasileiros e alemães e estimula a aproximação das estruturas curriculares dos dois países, incentivando a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.

 

A EM se habilitou ao programa, que exige convênio com instituições acadêmicas alemãs, através de cooperação que mantém há mais de cinco anos com a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik de Karlsruhe). A inciativa promove desde 2008 o Festival Internacional de Música Brasil Alemanha, que ano passado trouxe ao Brasil 11 conceituados docentes da universidade alemã (ver matéria), e encaminha para aperfeiçoamento estudantes brasileiros de graduação como parte do projeto Música de Câmara Brasileira. A última turma viajou em dezembro e passou uma semana em Karlsruhe, conforme noticiado neste site.

 

O UNIBRAL 2 visa o reconhecimento do duplo diploma e é etapa posterior, da qual a EM ainda não participa.

 

Com a adesão ao UNIBRAL 1 a Escola poderá enviar dois alunos para cursar, de 1º de abril a 30 de setembro de 2013, o primeiro semestre de 2013 em Karlsruhe (Sommersemester, o semestre de verão). As despesas serão custeadas pela Capes através do programa, que prevê a concessão de recursos para passagens aéreas, seguro saúde, auxílio instalação e bolsa no exterior.

 

Poderão pleitear a bolsa alunos de bacharelado nas habilitações flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, violino, viola, violoncelo, piano e canto.

 

Os prazos e procedimentos estão descritos nos box seguinte.

 

Cronograma


1- Os alunos interessados deverão enviar mensagem para o Diretor de Graduação, professor Afonso Oliveira (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), manifestando seu desejo de participar do intercâmbio informando telefone celular para contato.

 

2- Deverão comparecer a uma entrevista que será realizada na quinta-feira, dia 07 de fevereiro, às 14 horas na Sala dos Professores (prédio da Rua do Passeio, 98, 1º andar) para uma avaliação na qual deverão demonstrar proficiência em inglês e/ou alemão.

 

3- Os alunos aprovados na entrevista serão agendados para a realização de uma gravação em vídeo de duas peças: uma obra do período clássico e outra do período romântico, moderno ou contemporâneo. O tempo de gravação das duas não poderá exceder 15 minutos.

 

4- Os vídeos serão disponibilizados no Youtube de onde serão acessados pelos professores da Hochschule für Musik Karlsruhe e servirão de base para seleção.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 25 de Fevereiro de 2013 22:37
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO