Tradição e concertos

Nota publicada na edição de janeiro da agenda VivaMúsica! sobre a temporada 2013 da Escola de Música.

vivamusicajanfev2013
ESCOLA DE MUSICA DA UFRJ

Tradição e concertos

Programas têm talentos da casa

Presente na vida musical carioca desde 1848 – ano de inauguração do conservatório antecessor do Instituto Nacional de Musica que, por sua vez, se transformaria na atual instituição -, a Escola de Musica da UFRJ (EM) atua além da capacitação profissional. A entidade dirigida por Andre Cardoso realiza muitos concertos, apresentando a cidade talentos ali em formação e ainda os músicos que são professores contratados. No prédio da Rua do Passeio fica o Salão Leopoldo Miguez (foto), palco que também recebe os grupos estáveis da EM, como a Orquestra Sinf6nica da UFRJ e o Quinteto Experimental de Sopros. Destaques da temporada incluem, em abril, a Retrospectiva da Música Brasileira; em julho, o I Festival de Órgão; e, em agosto, a semana de aniversário da Escola.