Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Escola de Música lança projeto virtual
Escola de Música lança projeto virtual PDF Imprimir E-mail
Veículo: Olhar Plural   
Sáb, 15 de Dezembro de 2012

Matéria publicada na edição de 15/12/2012 do Olhar Plural, órgão da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ sobre lançamento do projeto "Concertos Virtuais UFRJ".

 

Escola de Música lança projeto virtual
Carla Basílio

 

A Escola de Música (EM - UFRJ), a mais antiga instituição de ensino musical do país, lançou na última quinta-feira (13/12), o piloto de seus Concertos Virtuais. A iniciativa tem o objetivo de expandir o público dos eventos da unidade, vencendo as limitações não só de espaço como também de locomoção, distância e horário. A EM já conquistou um público que comparece com regularidade a suas apresentações, promovendo eventos variados, sempre gratuitos, que chegam a lotar diversas vezes o Salão Leopoldo Miguez em espetáculos de ópera ou concertos.

 

Contudo, esse público pode se multiplicar indefinidamente se forem utilizadas ferramentas proporcionadas pelas novas mídias para a ampliação das plateias, como já fazem a Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), recentemente com transmissão em tempo real de concertos pela Internet. O maestro e diretor da EM, André Cardoso, explicou a iniciativa ao UFRJ Plural. Segundo Cardoso, "um concerto não pode ficar restrito ao momento ao vivo no interior da sala. Ele pode ser muito mais que um concerto e atingir um público muito maior, gerar conhecimento, que é uma das funções da universidade".

 

Assim, para realizar o projeto, o diretor explicou que primeiro estabeleceu-se uma parceria entre a EM e a Rádio Roquette Pinto FM. "Criamos, em agosto de 2010, um programa radiofônico de uma hora de duração que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h. O programa se caracteriza por apresentar, além das gravações tradicionais, gravações exclusivas realizadas a partir dos concertos da temporada artística da Escola de Música. Quando reformulamos nossa página na internet, colocamos alguns vídeos de apresentações nossas, de forma muito simples, apenas para ilustrar a página", revela.

 

O sucesso na rede foi tão grande que a Coordenadoria de Comunicação Social (CoordCom) da UFRJ se interessou em desenvolver o projeto junto à unidade. "Houve muitos acessos e alguns vídeos tiveram mais de 20 mil visualizações. A partir daí, com o apoio do pessoal da CoordCom, começamos a adolescer os Concertos Virtuais para a criação de um canal exclusivo, que fosse alimentado a cada 15 dias com novos vídeos", contou o maestro.

 

Desta forma, o projeto-piloto foi realizado em 2011 com um concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ durante o "1o Festival de Música Antiga". "Tivemos também o apoio importante do professor José Henrique Moreira, da Escola de Comunicação (ECO) da universidade, e da equipe do Sistema Universitário de Apoio Teatral (Suat), que ele coordena", acrescentou Cardoso.

 

A respeito dos resultados, o diretor conta que foi possível atingir, por meio da internet, um público bem maior, que não se restringiu ao Brasil. "É uma excelente forma de as pessoas terem acesso gratuito aos nossos concertos, especialmente àqueles menos conhecidos e à produção dos compositores brasileiros. Nossos concertos já são gratuitos ao vivo. No site haverá conteúdos explicativos sobre os autores e as peças, assim como gravações em áudio", concluiu.

 

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis na página da EM - UFRJ.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 18 de Dezembro de 2012 10:23
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO