Concertos UFRJ: “Responsórios Fúnebres” de Nunes Garcia ganha gravação inédita (reprise)

Atendendo a pedidos a edição desta semana de Concertos UFRJ reapresenta o programa dedicado à primeira gravação mundial dos Responsórios Fúnebres de José Maurício Nunes Garcia, o mais importante compositor brasileiro do período colonial. Lançado no final de agosto, a intepretação da obra é do Coral Porto Alegre com orquestra especialmente reunida e regência do maestro Ernani Aguiar.

Criado em 1996 sob a orientação do maestro Aguiar e da professora Gisa Volkmann, sua atual diretora artística e técnica, este é o quarto CD do Coral Porto Alegre que contabiliza um repertório bastante amplo que abrange a música à capella, a produção coral-sinfônica, a música sacra acompanhada de órgão e inclui participações em espetáculos operísticos. Os interessados em adquiri-lo devem consultar o site do grupo.

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Como muitos compositores do período após sua morte a obra de José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830) conheceu um ocaso que perdurou até o início do século passado, quando voltou a ser valorizada. Durante este período uma parte importante das partituras do compositor foi descartada ou desprezada como obsoleta, inadequada ao gosto do público contemporâneo. Muitas obras, entretanto, mantiveram uma circulação ainda que restrita por meio de cópias feitas à mão por músicos de outras localidades do Brasil em passagem pelo Rio, cidade em que Nunes Garcia viveu e criou. Felizmente, muitas dessas transcrições sobreviveram aos originais e vêm sendo recuperadas pelo trabalho minucioso de musicólogos e pesquisadores em acervos particulares e públicos existentes em diversos estados do Brasil.

É o caso dos Responsórios Fúnebres, cujo único exemplar conhecido pertence no arquivo da Orquestra Ribeiro Bastos na cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais. A formação, que remonta a grupos musicais atuantes naquela cidade em meados do séc. XVIII, abriga um importante conjunto de manuscritos, constituído principalmente de obras destinadas às celebrações religiosas de sua responsabilidade, como também inúmeras partituras de músicas de salão do final do séc. XIX e início do XX. Em partes individuais, de copista desconhecido e sem datação, a atribuição da autoria dos Responsórios não deixa margem a dúvidas, porque tanto a música como a orquestração são inegavelmente mauricianas.

O conjunto é formado pelo coro a quatro vozes, uma flauta, duas clarinetas, duas trompas e cordas. José Maurício optou por não incluir solistas, o que não deixa de curioso se considerarmos a qualidade dos cantores à sua disposição, sobretudo depois de 1808. O coro torna-se então o grande protagonista da peça. A textura é essencialmente homofônica, com alguns poucos momentos polifônicos ou de movimentação das vozes em trabalho imitativo, como nos 5o e 6o responsórios. Destacam-se também alguns solos dos instrumentos de sopro, como a flauta no 1o responsório e a clarineta no 4o, e os grandes uníssonos nas cordas, de grande efeito dramático.

O texto usado por José Maurício é o do Ofício dos Defuntos, para o qual, aparentemente, não compôs música para o Invitatório, a antífona introdutória antes do primeiro responsório. Outra curiosidade em relação ao texto está no 9o responsório. No Liber Usualis consta o Libera me Domine de viis infernis. Na cópia manuscrita disponível encontramos o Libera me Domine de morte aeterna, comumente usado nos Sufrágios do ritual das encomendações, ou seja, a missa de réquiem. Embora não conheçamos as circunstâncias de sua criação os Responsórios Fúnebres são, inegavelmente, uma das grandes obras de José Maurício.

***

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..