Concertos Virtuais da EM para o mundo

Matéria publicada na edição do dia 10/12/2012, do Jornal do Sintufrj, informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, sobre o lançamento da experiência piloto do projeto "Concertos Virtuais UFRJ", uma parceria da Escola de Música com a Coordenadoria de Comunicação da universidade.

Concertos Virtuais da EM para o mundo

A Escola de Música da UFRJ inova e amplia a plateia dos concertos

A gravação audiovisual do concerto apresentado em 2011, no Festival de Música Antiga, pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Felipe Prazeres – que contou, no programa, com obras como o Concerto Grosso em ré maior, de Arcangelo Corelli, a Sinfonia Concertante em mi bemol maior para violino, viola e orquestra e a Sinfonia nº 35 em ré maior, de Mozart –, comporá o piloto de um projeto inédito na UFRJ que projetará a produção da Escola de Música (EM) nas mídias digitais.

A escola inaugurará no dia 13 de dezembro o projeto Concertos Virtuais, iniciativa da Coordenação de Comunicação da reitoria e do Setor de Comunicação da EM, que reúne equipes técnicas e equipamentos profissionais para realizar gravações audiovisuais de qualidade de concertos especiais da programação anual da escola.

Com conta própria no Youtube (site de compartilhamento de vídeos), o programa Concertos Virtuais poderá ser acessado pelo portal da UFRJ (http://www.ufrj.br/) ou pelo site da Escola de Música (http://www.musica.ufrj.br/).

Serão veiculados também outros programas como as edições dos Concertos da UFRJ, programa que vai ao ar semanalmente na Rádio Roquette Pinto, e outros arquivos como CDs e LPs produzidos pela Escola de Música.

A EM é responsável por boa parte da oferta de concertos na cidade e sempre promove eventos variados e gratuitos. Com isso, conquistou um público regular que por vezes lota o Salão Leopoldo Miguez. Mas agora as obras apresentadas podem chegar a um público exponencialmente maior com o lançamento da nova mídia.