Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Quinteto Villa-Lobos
Concertos UFRJ: Quinteto Villa-Lobos PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Ter, 06 de Novembro de 2012 09:15

Concertos UFRJ dedicam a edição da semana ao Quinteto Villa-Lobos, mais antigo conjunto de câmara brasileiro que em 2012 comemora 50 anos de atividades ininterruptas. O programa destaca obras do seu repertório do grupo, muitas compostas especialmente para a formação.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
    

Trajetória única

 

O Quinteto Villa-Lobos foi criado por cinco jovens estudantes da Escola de Música (EM): o flautista Celso Woltzenlogel, o oboista Paolo Nardi, o clarinetista Wilfried Berk, o fagostista Airton Barbosa e o trompista Carlos Gomes de Oliveira. Woltzenlogel e Carlos Gomes se tornariam mais tarde docentes de seus instrumentos na própria EM. O nome foi sugerido for Dona Mindinha Villa-Lobos, viúva do compositor, com quem o grupo manteve forte ligação afetiva. O concerto de estreia aconteceu no Salão Leopoldo Miguez em 18 de agosto de 1962.

 

Como parte das comemorações do seu cinquentenário, o quinteto se apresenta no dia 18 de novembro às 11 horas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Sinfônica da UFRJ no Festival Villa-Lobos apresentando o Concerto a 5 escrito pelo compositor João Guilherme Ripper especialmente para o grupo. No dia 22 de novembro às 19h no Salão Leopoldo Miguez mais um concerto, desta vez com a Orquestra de Sopros da UFRJ. No programa, o Concerto Grosso de Villa-Lobos e a primeira audição da Brasiliana no 3 de Hudson Nogueira.

 

Gravações

 

Nestas cinco décadas, muitos músicos integraram o conjunto. Nas gravações que foram ao ar Antônio Carrasqueira se apresenta na flauta, Luiz Carlos Justi no oboé, Paulo Sérgio Santos na clarineta, Aloysio Fagerlande no fagote e Phillip Doyle na trompa. Abre a audição, a Suíte para Quinteto de Sopros de Lorenzo Fernandez – a primeira obra brasileira composta para a formação. Escrita em 1926 inclui quatro movimentos: Pastoral (Crepúsculo do Sertão), Fuga (Saci Pererê), Canção da Madrugada e Sherzo (Alegria da Manhã).

 

Fotos: Divulgação
quinteto1964
quintetoospa
Duas épocas. Acima, 1964, o quinteto em turnê pela América Latina. Abaixo, em recente concerto em Porto Alegre.

Muitos compositores brasileiros escreveram obras especialmente para a formação. A primeira delas, Instantâneos Folclóricos, foi composta Raphael Batista, professor da Escola de Música, e destinada a uma série de concertos didáticos que se tornariam marca do grupo. Utiliza temas populares facilmente reconhecíveis e os movimentos receberam os subtítulos Marcha do Soldado Biruta, Bagunça com o Gato, Tema, Valsinha e Chorinho e Gavião no Terreiro.

 

Outra faceta do Quinteto Villa-Lobos são as parcerias que desenvolveu com expoentes da nossa tradição instrumental popular. Exemplo dessa aproximação, o programa veiculou a interpretação da Suíte Norte-Sul-Leste-Oeste de Hermeto Pascoal.

 

Como resultado de uma trajetória de sucesso, o Quinteto Vila-Lobos ganhou vários prêmios importantes. Entre eles o Carlos Gomes, em São Paulo, em 2001 e 2009, como melhor grupo de câmara, o BR-Rival, também como melhor grupo em 2008. Em 2006 venceu o Prêmio Funarte, o que possibilitou uma turnê de 12 concertos pelo Ceará e Pernambuco. Em 2006 e 2010 o Quinteto foi indicado aos Prêmios TIM e Música Brasileira. Mais recentemente foi lembrado para o Grammy Latino pelo CD “Rasgando Seda”, lançado pelo Selo SESC-SP, com obras de Guinga. Deste importante compositor e violonista, foram apresentadas Picotado e Cheio de Dedos, obras incluídas no CD “Fronteiras”, que o quinteto gravou pelo selo Rio-Arte.

 

Do compositor que dá nome ao grupo o grupo já gravou toda a obra de câmara para sopros, incluindo o Quinteto em Forma de Choros composto em 1928 para uma formação inusitada que inclui o corne inglês no lugar da trompa. A intepretação do grupo adota a formação tradicional com trompa, versão que acabou se consolidando é a que costuma ser a executada nas salas de concerto.

 

O programa encerrou mostrando a obra do compositor carioca Ronaldo Miranda, outro ex-professor da Escola de Música. Suas Variações Sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros reelaboram a famosa melodia do choro “Iara”, editado em 1912 com o nome “Rasga Coração”.

 

* * *


Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 07 de Novembro de 2012 19:08
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO