UFRJ realiza III Festival de Violão

Matéria publicada na coluna Tempo Vago da Folha Dirigida, edição de 05/07/2012, sobre festival de violão promovido pela Escola de Música.

folhadirigida-2012-10-04

UFRJ realiza III Festival de Violão

Este mês, o III Festival de Violão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai trazer para o Rio de Janeiro, pela primeira vez, o inglês Jonathan Leathwood, considerado um dos gênios do violão em atividade.

O evento vai ocorrer de 24 a 28 de outubro, na Escola de Música, e vai receber outros grandes nomes da música para concertos e atividades pedagógicas gratuitas e abertas ao público. No evento, a croata Ana Vidovic apresentará solos de peças inéditas na cidade, e interpretará o Concerto de Aranjuez, do espanhol Joaquim Rodrigo - o mais famoso do repertório violinístico, juntamente com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).

Outro convidado internacional que estará presente será o argentino Eduardo Isaac, reconhecido corno um dos mais importantes concertistas do violão mundial, ícone na América Latina. Nascido na Costa Rica e radicado no Brasil, onde leciona na Universidade Federal da Bahia, Marfo Ulloa, em duo com o violinista Daniel Guedes, professor da UFRJ, mostrará ao público repertório de músicas brasileiras como “Todo o sentimento”, de Cristóvão Bastos e Chico Buarque, especialmente arranjadas para a formação e presentes em recente CD da dupla.

Haverá também a apresentação de grandes nomes do violão nacional, corno os professores da UFRJ Fábio Adour – que preparou obras do século XX e XXI, de Peter Maxwell Davies a Pauxy Gentil-Nunes passando por Kampela, Berlo e Eisenberg –; Graça Alan, em programa solo e de câmera, juntamente com o tenor Paulo Barcelos; e Celso Ramalho – que lançará o seu CD com o grupo Serrear das Cordas e terá, dentre os convidados, o flautista Ornar Fadul, o pianista Ernesto Hartmann e os violonistas Artur Gouvêa e Herialdo Plotegher.

Programação do Festival:

24/10/2012 - Concerto: Jonathan Leathwood (Inglaterraj EUA),19h3Oàs20h30, Salão Leopoldo Miguez.

25/10/2012 - Master Class: Eduardo Issac (Argentina), 10h às 13h, Sala da Congregação.

Conferência Violão e história dos acontecimentos, com Manoel Corrêa do Lago Sala da Congregação, 15h às 16h

Comunicações orais, 16h30 às 17h30, Sala da Congregação

Concerto: Fábio Adour (Brasil): 18h às 19h, Salão Leopoldo Miguez Concerto: Eduardo Issac (Argentina), 19h30 às 20h30, Salão Leopoldo Miguez

26/10/2012 - Master Class: Jonathan Leathwood (Inglaterra/EUA), 10h às 13h, Sala da Congregação.

Conferência "Violão em diferentes dinâmicas culturais", com Samuel Araújo (UFRJ): 15h às 16h, Sala da Congregação.

Comunicações orais: 16h30 às 17h30, Sala da Congregação.

Concerto: Celso Ramalho (Brasil) e convidados (Serrear das Cordas), 18h às 19h, Salão Leopoldo Miguez

Concerto: Duo Mario Ulloa (Costa Rica-Brasil) e Daniel Guedes (Brasil), 19h30 às 20h30, Salão Leopoldo Miguez

27/10/2012 - Master Class: Marfo Ulloa (Costa Rica -Brasil), 10h às 13h, Sala da Congregação.

Conferência "Violão e Luteria: questões e curiosidades", com Ricardo Dias, 15h às 16h, Sala da Congregação.

Comunicações orais: 16h30 às 17h30, Sala da Congregação.

Concerto: Graça Alan (Brasil), 18h às 19h, Salão Leopoldo Miguei.

Concerto: Ana Vidovic (Croácia) e Orquestra OSUFRJ, regência de André Cardoso, 19h30 às 20h30, Salão Leopoldo Miguez

28/10/2012 Master Class: Ana Vidovic (Croácia), 10h as 12h, Sala da Congregação

.