Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Extensão Curso Intermediário
Curso Intermediário PDF Imprimir E-mail

O Curso Intermediário, registrado como Curso de Extensão na UFRJ sob o número 7532 e aprovado em Portaria nº 43 de 27 de Dezembro de 1999 que possui, de acordo com seu Regimento, os seguintes objetivos:


• Promover um programa educacional para formar músicos, instrumentistas e cantores de nível médio, tornando-os aptos às atividades de execução, interpretação e criação musical;
• Proporcionar a formação necessária ao desenvolvimento das reais potencialidades musicais do educando, qualificando-o para o trabalho nesta área, além de incentivá-lo ao prosseguimento dos estudos musicais em nível superior;
• Enfatizar a prática instrumental individual e em conjunto;
• Preparar os alunos desejosos de seguir os estudos musicais em nível superior para os exames de Habilitação Específica do Vestibular da UFRJ.


O Curso Intermediário destina-se a adolescentes que possuem idade mínima de 16 (dezesseis) anos e adultos que comprovem escolaridade igual ou superior ao 9º ano do Ensino Fundamental II do Ensino Regular. Possui a duração de três anos, divididos em seis períodos semestrais seqüenciados. É anualmente oferecido ao público mediante Concurso de Habilitação constante de prova de seleção teórica e prática que possui como objetivo avaliar a proficiência em conteúdo musical. As inscrições para as provas de Teoria Musical e o Instrumento escolhido pelo candidato são abertas através de Edital que geralmente é publicado na segunda quinzena do mês de Setembro. É cobrada taxa de inscrição. Para a matrícula dos aprovados é necessário o pagamento da semestralidade e apresentação das cópias (xerox) da certidão de nascimento ou identidade, comprovante de escolaridade e 01 (uma) fota 3x4.

 

É oferecido nas seguintes habilitações: piano, órgão, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, harpa, canto e acrescido sempre de uma disciplina teórica, a saber, Percepção Musical, oferecida no decorrer dos seis semestres com a duração de uma hora semanal. Ainda são oferecidas, na categoria de eletivas, as disciplinas: História da Música, Elementos de Harmonia, Música de Câmera e Prática de Orquestra Juvenil. Importante ressaltar que estas últimas disciplinas possuem por finalidade primordial o estabelecimento mais técnico de uma ponte entre o Curso Intermediário e a Graduação em Música, já que tais disciplinas são desenvolvidas em outro nível nos Cursos de Graduação em Música. Acontece semanalmente nas dependências da Escola de Música da UFRJ – em salas especializadas – nos turnos manhã, tarde e noite e possui avaliação processual e contínua realizada semestralmente por disciplina (teórica e prática). Aos alunos que obtém aprovação em todos os semestres, bem como a freqüência de no mínimo 75%, é conferido um Certificado e Histórico Escolar do Curso Intermediário, ao término de três anos.

 

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO