Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Cornell University Glee Club
Concertos UFRJ: Cornell University Glee Club PDF Imprimir E-mail
No programa, peças de Sthefen Paulus, Stephen Chapman, Franz Biebl, Francis Poulenc, Ernani Aguiar, Chico Buarque e Milton Nascimento.
Escrito por SeTCOM   
Ter, 25 de Setembro de 2012 09:57

Concertos UFRJ resgatam na edição desta semana uma preciosidade: a apresentação em 2004 do coro masculino do Cornell University Glee Club na Escola de Música (EM). Tendo à frente o maestro Scott Tucker, que o dirigiu até março de 2012, o repertório apresentado no Salão Leopoldo Miguez incluiu música de concerto, popular, folclórica e peças contemporâneas.

 

Populares grêmios universitários norte-americanos, os Glee Clubs costumam manter conjuntos musicais integrados por alunos e ex-alunos da instituição a que se filiam. O Cornell University Glee Club (CUGC), fundado em 1868 na Universidade de Cornell, localizada em Ithaca, Nova York, é um dos mais importantes e seu coro já excursionou por diversos países da Europa, Ásia e América Latina, incluindo, em 2004, pela primeira vez, o Brasil.

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
    

O concerto, que abriu com o grupo executando “Bawo Thixo Somandla”, canção tradicional sul-africana, mostrou um pouco de tudo. Entre os destaques duas obras de Ernani Aguiar: a estreia mundial da “Missa Brevis II”, escrita em honra a São Maximiliano Kolbe, e o “Salmo 150”, uma das peças brasileiras para coro mais difundidas.

 

Da produção contemporânea internacional, o CUGC cantou obras de Sthefen Paulus, Stephen Chapman, Franz Biebl.

 

Sthefen Paulus, um dos mais atuantes compositores americanos da atualidade, contabiliza em seu catálogo cerca de 450 obras, entre música para orquestra, coro, conjuntos de câmara, voz solo, teclado e ópera. Recebeu encomendas das principais orquestras americanas e sua obra coral foi objeto de mais de cinquenta gravações. Uma das mais executadas, “Shall I Compare Thee to a Summer's Day”, escrita em 2002 por solicitação do The Glee Harvard Club Foundation e que toma por base o Soneto no. 26 de Shakespeare, foi a apresentada pelo grupo.

 

Como Paulos, Stephen Chapman também é um destacado compositor norte-americano. Nascido em 1950 em Minessota, atualmente leciona na Universidade de British Columbia em Vancouver, Canadá. Da sua obra foi selecionada “Reconciliation”, para coro masculino e solo de flugelhorn. Obra de 1997, escrita a partir de versos Walt Whitman.

 

Já Franz Biebl é alemão e, nascido em 1906, na cidade de Pursruck na Baviera, foi prisioneiro de guerra do exército norte-americano entre 1944 e 1946. A peça escolhida pelo CUGC “Ave Maria” tem um história curiosa. Escrita em 1964 para uma competição de coros, permaneceu praticamente desconhecida até que Biebl convidou em 1970 o CUGC, então em tournée pela Europa com o maestro Thomas Sokol, para um um programa de música coral na Rádio Bávara do qual era produtor. Biebl entregou a Sokol diversas obras suas que passaram, com o tempo, a integrar o repertório do grupo. Entre elas a “Ave Maria”, que se tornou popular e entrou no repertório de outros conjuntos norte-americanos. Com o sucesso, o compositor escreveu outras duas versões, uma para coro feminino e outra para coro misto. Franz Biebl faleceu no ano de 2001.

 

No concerto na EM, o CUGC também apresentou “Lambscapes”, composição bem humorada escrita por Eric Lane Barnes e que mistura efeitos teatrais, canto gregoriano, música gospel, e recursos onomatopaicos com acompanhamento de piano, e “Ride the Chariot” e “A that good News”, dois spirituals, gênero de canção com temas religiosos ou sociais, cantado a várias vozes que surgiu no século XIX, retratando as aspirações de igualdade dos negros norte-americanos.

 

No terreno da música popular a grande surpresa foi a inclusão no concerto da conhecida canção “Cio de Terra” de Chico Buarque e Milton Nascimento.

 

Por fim, o Cornell University Glee Club cantou as belíssimas “Quatro Pequenas Orações de São Francisco de Assis”. Escritas em 1948 pelo compositor francês Francis Poulenc são uma das mais importantes composições do repertório para coro masculino à capella da atualidade.


* * *


Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Repertório da Edição


Cornell University Glee Club (CUGC),

Scott Tucker, regente. 


• Bawo thixo somandla, canção tradicional sul-africana.
• Missa Brevis II, Ernani Aguiar.
• Salmo 150, Ernani Aguiar.
• Shall I Compare Thee to a Summer's Day, Sthefen Paulus.
• Reconciliation, Stephen Chapman.
• Ave Maria, Frnaz Biebl.
• Lambscapes, Eric Lane Barnes.
• Cio da Terra, Chico Buarque e Milton Nascimento.
• Ride the Chariot, spiritual tradicional.
• A That good News, spiritual tradicional.
• Quatro pequenas orações de São Francisco de Assis, Francis Poulenc.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Dom, 30 de Setembro de 2012 21:04
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO