Governo Federal
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Pós-Graduação “Teoria, crítica e música na atualidade” é tema de publicação do PPGM
“Teoria, crítica e música na atualidade” é tema de publicação do PPGM PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Dom, 29 de Julho de 2012 01:08

Acaba de sair o volume “Teoria, crítica e música na atualidade” que integra a série dedicada ao Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. A publicação do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) reúne as contribuições dos especialistas que participaram da segunda edição do evento, promovida em agosto 2011 pela Escola de Música (EM).

 

Foto: Ana Liao
Carmen Cecilia Piñero Gil, durante a edição 2011 do Simpósio de Musicologia da UFRJ.

Entre os pesquisadores estrangeiros, que estivreram no encontro e cujos trabalhos se tornam acessíveis a um público mais amplo, Patrick McCreless, da Universidade de Yale; Elliott Antokoletz, da Universidade do Texas; Carmen Cecilia Piñero Gil, da Universidade Autônoma de Madrid; e Omar Corrado, da Universidade de Buenos Aires.

 

Ao todo são 21 artigos de especialistas e investigadores vinculados a instituições norte-americanas, europeias e latino-americanas que oferecem um amplo painel dos estudos recentes sobre a música do século XX em diante e evidenciam um diálogo frutífero entre abordagens analíticas da música e a crítica da cultura. Como observa a editora Maria Alice Volpe (UFRJ) no prefácio da publicação, as obras desse período “ao trazer novas linguagens, novas práticas composicionais e de performance e novas escutas, têm constituído locus fundamental para proposições analíticas e críticas nos desenvolvimentos recentes da musicologia, em sua ampla gama de abordagens.”

 

A publicação, cuja versão digital pode ser baixada a partir do link respectivo (ver box, abaixo), contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Banco do Brasil e da Fundação José Bonifácio (Fujb) da UFRJ.


 


Teoria, crítica e música na atualidade


Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ


ISBN: 978-85-65537-01-8


 

Baixar Documento Versão Digital (6,27 M)

 

Apresentação

Maria Alice Volpe


Prefácio

Maria Alice Volpe

 

Teoria crítica


Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias

Ilza Nogueira


Formalism, fair and foul

Patrick McCreless


Theories of pitch organization in Bartók’s music: a critical evaluation

Elliott Antokoletz


Compositoras latinoamericanas contemporáneas: exilios, identidades y creación

Carmen Cecilia Piñero Gil


Honrar al General: música, historia, lenguaje y política en el Año Sanmartiniano (Argentina, 1950)

Omar Corrado


Composicionalidade: teoria e práticado compor no horizonte da atualidade

Paulo Costa Lima

 

Discursos críticos da musicologia contemporânea

 

A intertextualidade como ferramenta composicional e analítica: uma retrospectiva

Cristina Capparelli Gerling

 

Discursos críticos da musicologia contemporânea: modelos analíticos sobre a música do Brasil colonial

Diósnio Machado Neto

 

Razão e sensibilidade para a musicologia contemporânea

Maria Alice Volpe

 

Tensão entre o discurso teórico e o discurso artístico

 

Escuta: lugar das multiplicidades musicais

Carole Gubernikoff

 

O discurso dos compositores, entre técnica e hermenêutica

Didier Guigue

 

Contribuições da virada lingüístico-pragmática de Wittgenstein para o entendimento das relações musicais

Pauxy Gentil-Nunes

 

Propostas analíticas da música brasileira três movimentos na música do século vinte no Brasil

Maria Lúcia Pascoal

 

O repertório musical brasileiro frente aos modelos analíticos “antigos” e “novos”

Sérgio Nogueira Mendes

 

Uma nova relação entre conjuntos de Forte aplicada à música brasileira pós-tonal

Rodolfo Coelho de Souza

 

Sonologia e novos paradigmas em teoria

 

Técnica como meio, processo como fim

Fernando Iazzetta

 

Processo criativo: do material à concretização, compreendendo interpretação-performance

José Augusto Mannis

 

A escuta entre o robô e o animal

Rodolfo Caesar

 

Contribuições da pesquisa composicional à musicologia

 

O fio e a trama

Marisa Rezende

 

Diálogos entre a musicologia e a composição à luz de três modelos composicionais

Liduino Pitombeira

 

Semântica cognitiva: do processo criativo à musicologia

Marcos Nogueira

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 07 de Agosto de 2012 21:40
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2014 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO