Governo Federal
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Pós-Graduação “Teoria, crítica e música na atualidade” é tema de publicação do PPGM
“Teoria, crítica e música na atualidade” é tema de publicação do PPGM PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Dom, 29 de Julho de 2012 01:08

Acaba de sair o volume “Teoria, crítica e música na atualidade” que integra a série dedicada ao Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. A publicação do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) reúne as contribuições dos especialistas que participaram da segunda edição do evento, promovida em agosto 2011 pela Escola de Música (EM).

 

Foto: Ana Liao
Carmen Cecilia Piñero Gil, durante a edição 2011 do Simpósio de Musicologia da UFRJ.

Entre os pesquisadores estrangeiros, que estivreram no encontro e cujos trabalhos se tornam acessíveis a um público mais amplo, Patrick McCreless, da Universidade de Yale; Elliott Antokoletz, da Universidade do Texas; Carmen Cecilia Piñero Gil, da Universidade Autônoma de Madrid; e Omar Corrado, da Universidade de Buenos Aires.

 

Ao todo são 21 artigos de especialistas e investigadores vinculados a instituições norte-americanas, europeias e latino-americanas que oferecem um amplo painel dos estudos recentes sobre a música do século XX em diante e evidenciam um diálogo frutífero entre abordagens analíticas da música e a crítica da cultura. Como observa a editora Maria Alice Volpe (UFRJ) no prefácio da publicação, as obras desse período “ao trazer novas linguagens, novas práticas composicionais e de performance e novas escutas, têm constituído locus fundamental para proposições analíticas e críticas nos desenvolvimentos recentes da musicologia, em sua ampla gama de abordagens.”

 

A publicação, cuja versão digital pode ser baixada a partir do link respectivo (ver box, abaixo), contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Banco do Brasil e da Fundação José Bonifácio (Fujb) da UFRJ.


 


Teoria, crítica e música na atualidade


Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ


ISBN: 978-85-65537-01-8


 

Baixar Documento Versão Digital (6,27 M)

 

Apresentação

Maria Alice Volpe


Prefácio

Maria Alice Volpe

 

Teoria crítica


Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias

Ilza Nogueira


Formalism, fair and foul

Patrick McCreless


Theories of pitch organization in Bartók’s music: a critical evaluation

Elliott Antokoletz


Compositoras latinoamericanas contemporáneas: exilios, identidades y creación

Carmen Cecilia Piñero Gil


Honrar al General: música, historia, lenguaje y política en el Año Sanmartiniano (Argentina, 1950)

Omar Corrado


Composicionalidade: teoria e práticado compor no horizonte da atualidade

Paulo Costa Lima

 

Discursos críticos da musicologia contemporânea

 

A intertextualidade como ferramenta composicional e analítica: uma retrospectiva

Cristina Capparelli Gerling

 

Discursos críticos da musicologia contemporânea: modelos analíticos sobre a música do Brasil colonial

Diósnio Machado Neto

 

Razão e sensibilidade para a musicologia contemporânea

Maria Alice Volpe

 

Tensão entre o discurso teórico e o discurso artístico

 

Escuta: lugar das multiplicidades musicais

Carole Gubernikoff

 

O discurso dos compositores, entre técnica e hermenêutica

Didier Guigue

 

Contribuições da virada lingüístico-pragmática de Wittgenstein para o entendimento das relações musicais

Pauxy Gentil-Nunes

 

Propostas analíticas da música brasileira três movimentos na música do século vinte no Brasil

Maria Lúcia Pascoal

 

O repertório musical brasileiro frente aos modelos analíticos “antigos” e “novos”

Sérgio Nogueira Mendes

 

Uma nova relação entre conjuntos de Forte aplicada à música brasileira pós-tonal

Rodolfo Coelho de Souza

 

Sonologia e novos paradigmas em teoria

 

Técnica como meio, processo como fim

Fernando Iazzetta

 

Processo criativo: do material à concretização, compreendendo interpretação-performance

José Augusto Mannis

 

A escuta entre o robô e o animal

Rodolfo Caesar

 

Contribuições da pesquisa composicional à musicologia

 

O fio e a trama

Marisa Rezende

 

Diálogos entre a musicologia e a composição à luz de três modelos composicionais

Liduino Pitombeira

 

Semântica cognitiva: do processo criativo à musicologia

Marcos Nogueira

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 07 de Agosto de 2012 21:40
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2014 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO