Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Público prestigia ópera “Così Fan Tutte” no Trianon
Público prestigia ópera “Così Fan Tutte” no Trianon PDF Imprimir E-mail
Veículo: Portal da Prefeitura de Campos dos Goytacazes   
Sex, 20 de Julho de 2012

Matéria publicada no portal da Prefeitura de Campos de Goytacazes sobre apresentação do projeto Ópera na UFRJ naquela cidade.


Público prestigia ópera "Così Fan Tutte" no Trianon

 

Por Antônio Filho

 

Um das mais esperadas atrações do mês de aniversário do Teatro Trianon foi apresentada na noite desta quarta-feira (19). A ópera "Così fan tutte" (Assim fazem todas), de Mozart, foi encenada por alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação aconteceu no projeto "Quinta Clássica". Pela primeira vez, o Trianon recebeu uma ópera, utilizando o Fosso de Orquestra, sistema com perfeita acústica, que abrigou a Orquestra Sinfônica da UFRJ, durante a encenação.

 

Durante três horas, o público conheceu o impecável trabalho que reúne a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Escola de Belas Artes (cenários, figurinos e caracterização) e a Escola de Comunicação (direção teatral e iluminação cênica). Com direção musical de André Cardoso, regência do maestro Edvan Mendes e concepção e coordenação cênica de André Heller-Lopes, o espetáculo, em duas versões - clássica e contemporânea - encantou o público. Cantada em italiano e com legendas em português, a ópera "Così fan tutte" traz a magistral criação de Mozart.

 

Falando da infidelidade feminina, a trama conta a história de dois jovens oficiais, Ferrando e Guglielmo, apostam com o seu velho amigo Don Alfonso que as suas noivas - as irmãs Fiordiligi e Dorabella - nunca os trairiam. Com a ajuda da criada Despina, são acolhidos na casa das duas irmãs disfarçados de albaneses. Cada um acaba por conquistar a noiva do outro, e quando estão prestes a concretizar um falso casamento, Don Alfonso confirma que assim fazem todas, a trama é desmascarada e os pares originais se reconciliam.

 

– Estamos felizes com o segundo ano de parceria com a Fundação Trianon. Trazer óperas gratuitamente é uma iniciativa fundamental para popularizar o acesso a este tipo de manifestação cultural – ressaltou o diretor da Escola de Música da UFRJ, maestro André Cardoso.

 

Campistas no projeto – Luiza Rangel e Lívia Ataíde, jovens campistas, são diretoras assistentes da montagem. Na orquestra, outro campista, Fábio Peixoto, que é spalla (primeiro-violino da orquestra).

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Dom, 22 de Julho de 2012 12:31
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO