Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Oficina gratuita com o violonista Paulo Pedrassoli, na Sala Funarte – Rio
Oficina gratuita com o violonista Paulo Pedrassoli, na Sala Funarte – Rio PDF Imprimir E-mail
Veículo: Portal da Funarte   
Sex, 13 de Julho de 2012

Matéria publicada no Portal da Funarte, em 12/07/2012, sobre oficina ministrada pelo violonista e professor da Escola de Música Paulo Pedrassoli.

 

Oficina gratuita com o violonista Paulo Pedrassoli, na Sala Funarte – Rio


'Villa Lobos a mil' é o tema. O 'Bloco Música em 22' do projeto 'Musicafinidades – Ecos de 22' inclui recital com Fernanda Canaud e David Chew.

 

Paulo Pedrassoli. Foto Companhia Bachiana Brasileira.
No dia 13 de julho, sexta-feira, às 14h, o violonista e professor Paulo Pedrassoli ministra a oficina "Villa Lobos a Mil", a próxima do Projeto "Musicafinidades – Ecos de 22", que ocupa a Sala Funarte Sidney Miller. A entrada é franca.

 

No dia 13 de julho, sexta-feira, às 14h, o violonista e professor Paulo Pedrassoli ministra a oficina "Villa Lobos a Mil", a próxima do Projeto "Musicafinidades – Ecos de 22", que ocupa a Sala Funarte Sidney Miller. A entrada é franca.

 

Pedrassoli desenvolve intensa carreira, como solista, camerista e diretor musical, sendo um dos mais respeitados nomes do violão brasileiros da atualidade. É mestre em Música e professor da cátedra do instrumento, na UFRJ. Foi premiado em sete concursos, incluindo o Concurso Internacional Villa-Lobos, em 1962. Sua estreia internacional ocorreu em 1995, em um recital de sucesso, em Ulm, Alemanha. Em 2000, excursionou pelo Japão com o violinista Koh-Gabriel Kameda, com quem tocou em cinco cidades, inclusive Tóquio, onde foi solista da Tokyo Metropolitan Orchestra, na mais prestigiada sala de concertos da Ásia, a Suntory Hall. Apresentou-se ainda no Caribe, em 1998, com a Barbados Chamber Orchestra), em Portugal (2005 e 2006), no Paraguai (2008), no Marrocos (2009) e na França (2011). Em 2010, fundou o Almendrix Trio, com o pianista João Carlos Assis Brasil e a percussionista Karla Bach, com quem realizou concertos, pela série Música no Museu Internacional, na Índia (2010), na França (2011) e na Austrália (2011). Sua discografia inclui o CD "Villa-Lobos: Obra integral para violão solo", gravado na Alemanha e considerado pela crítica como uma das melhores interpretações da obra integral villalobiana.

 

O projeto "Musicafinidades – Ecos de 22" foi concebido para consolidar um registro das relações entre o movimento de Arte Moderna de 1922 e a música brasileira. O projeto, contemplado em 2012 no edital de ocupação da Sala Funarte Sidney Miller, tradicional espaço musical do Rio, apresenta atrações de variados gêneros, com shows, a preços populares e com entrada franca, e oficinas gratuitas.

 

A agenda é dividida em blocos, cada um com um tema, em diferentes modos de ver a ligação entre o Modernismo brasileiro e a produção musical do país. Até o dia 20 de julho, está em cartaz o módulo "Música em 22", que revive a trajetória musical dos grandes músicos brasileiros que atuaram na Semana de Arte Moderna, através de nomes consagrados da música erudita atual. O próximo show do bloco é com a pianista Fernanda Canaud, em duo com o violoncelista David Chew, no dia 13, às 18h 30. Na semana seguinte é a vez da Camerata de Violões – coordenada por Pedrassoli; e do conjunto Galo Preto e da oficina "Ecos de 22", com a poetisa Thereza Christina Rocque da Motta.

 

Já se apresentaram no bloco "Música em 22″ o Quinteto Villa-Lobos, a pianista Clara Sverner, o Duo Alcantilado, com o violão de Fábio Nin e o bandolim de Paulo Sá; e, por fim, conjunto Tira Poeira.

 

Formado por cinco jovens, hábeis instrumentistas, o Tira Poeira têm em comum a paixão pelo choro a frequência ao bairro da Lapa, onde todas as "tribos" e tendências culturais se misturam. Foi ali também que surgiu o grupo, reunido pelo bandolinista Henry Lentino, e onde o choro retornou com força total, atraindo uma músicos de várias partes do Brasil. O som peculiar do Tira Poeira é atribuído, primeiramente, à variada formação musical de seus integrantes que passaram por outros gêneros, além do choro. Hoje, eles utilizam todo esse acervo sonoro e têm como eixo o respeito à tradição dos grandes mestres e soma a improvisação à liberdade, em arranjos elaborados, numa combinação supreendente. O grupo é formado por Caio Márcio (violão), Henry Lentino (bandolim), Samuel de Oliveira (saxofone), Fábio Nin (violão) e Sérgio Krakowski (pandeiro). No repertório do show, entre outras músicas, "Delicado", "Vê Se Gostas" e "Carioquinha" (Waldyr Azevedo), "Machucando" (Adalberto de Souza), "Receita de Samba" e "Santa Morena" (Jacob do Bandolim) e "Consolação" (Baden Powell).


Musicafinidades – Ecos de 22
Projeto contemplado no Edital de Ocupação da Sala Funarte Sidney Miller 2012

Dia 13 de julho, sexta-feira, 14h

 

Oficina "Villa Lobos a mil"
Com o violonista e professor Paulo Pedrassoli

Entrada franca

Dia 13 de julho, sexta-feira, 18h 30

 

Show com
Fernanda Canaud (piano) e David Chew (violoncelo)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

 

Mais informações e programação completa em www.musicafinidades.com.br


Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO