170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

UFRJ apresenta ópera de Mozart durante e mês de julho

0
0
0
s2sdefault

Matéria publicada na coluna Tempo Vago da Folha Dirigida, edição de 05/07/2012, sobre projeto Ópera na UFRJ.

 

folhadirigida-2012-07-05 

 

UFRJ apresenta ópera de Mozart durante e mês de julho


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estreia a partir desta quinta, dia 5, a ópera Cosi fan tutte, de Mozart, no Rio de Janeiro. A temporada vai até dia 19 deste mês. A obra é uma das 12 mais encenadas no mundo e por isso foi a escolhida para a temporada 2012 do projeto ópera na UFRJ.

 

A apresentação acontece no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, às 19 horas. A direção musical e regência é de André Cardoso e a coordenação cênica é de André Heller-Lopes. O espetáculo conta com a participação de 12 solistas, coro e orquestra sinfônica da universidade.

A ópera, que é cantada em italiano terá também outras temporadas, com apresentações nos Teatros Municipais de Niterói, Petrópolis e Campos dos Goytacazes. O objetivo é fazer com que o público fluminense tenha um acesso maior a esse gênero musical.

 

“É o melhor texto da trilogia de Mozart e Da Ponte (juntamente com As Bodas de Fígaro e Don Giovanni), o mais à frente do seu tempo. Picante, amoral, olha de maneira muito sórdida para as relações humanas, multo dentro da linha do século XVIII”, diz André Heller-Lopes.

 

Cosi fan tute usa e abusa das contradições amorosas da alma humana. Ë uma história sobre a infidelidade feminina, na qual dois jovens oficiais, Ferrando e Guglielmo, apostam com o seu velho amigo Don Alfonso que as suas noivas as irmãs e Dorabella nunca os trairiam. Assim combinam uma encenação. Com a ajuda da criada Despina, são acolhidos na casa das duas irmãs, disfarçados de albaneses. Cada um acaba por conquistar a noiva do outro, e quando estão prestes a concretizar um falso casamento, Don Alfonso confirma que assim fazem todas, a trama é desmascarada e os pares originais se reconciliam.

 

Serviço: Endereço: Rua do Passeio. 98, Lapa

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais