Música no Palácio apresenta quinteto de sopros da UFRJ

Matéria publicada na coluna Tempo Vago da Folha Dirigida, em 07/06/2012, sobre o Projeto Música no Palácio, parceria da Escola de Música com o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio).

folhadirigida2012-06-07

Música no Palácio apresenta quinteto de sopros da UFRJ

O projeto Música no Palácio, uma parceria do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acontece todas as terças de junho, na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, e têm entrada gratuita. Quem se apresenta no próximo dia 12 é o Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ. No palco, Cássio Vieira (flauta), Tiago Teixeira (clarineta), Leandro Finotti (Oboé), Jeferson Souza (fagote) e Werley Nicolau (trompa), sob a direção artística de Aloysio Fagerlande, apresentam canções do compositor Giuseppe Cambini, entre outros.

O Quinteto é formado por alunos de graduação da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina Praticas de conjunto: conjunto de sopros, o Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ tem por objetivo pesquisar, ensaiar e apresentar publicamente o repertório para quinteto de sopros. Através de concertos em diferentes espaços da UFRJ e fora dela, o grupo divulga uma formação camerística tradicional na música de concerto, mas nem sempre conhecida pelo grande público. Criado em 2009, o grupo já participou de eventos como o Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, promovido pela UFRJ/Uni Rio/Escola Superior de Música de Karlsruhe, da série Talentos UFRJ e da Semana de Aniversário da Escola de Música, apresentando um repertório eclético e variado, que abrange obras desde o período clássico até a música brasileira contemporânea.

Em dezembro de 2010, o Quinteto se apresentou em Karlsruhe, Alemanha. A viagem foi possibilitada por convênio firmado entre a Escola de Música e a Universidade Karlsruhe, que viabiliza todo ano a realização do Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha.

Em 2011, o Quinteto Experimental conquistou o primeiro lugar no IV Furnas Geração Musical, evento integrado á 491 edição do Festival Villa Lobos. Ao todo 21 grupos participaram do certame, desde duos a octetos, com as mais variadas formações musicais e vindos de diversos estados.

Serviço

Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso.