Escola de Música da UFRJ reinaugura órgão Tamburini

Matéria publicada na Folha Dirigida, 12/04/2012, sobre reinauguração do órgão Tamburini da Escola de Música.

folhadirigida-2012-04-12

Escola de Música da UFRJ reinaugura órgão Tamburini

Uma série de concertos no mês de abril marcará a reinauguração do órgão Tamburini, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O festival acontece nos dias 13. 17 e 20 deste mês, no Salão Leopoldo Miguez. O evento comemora a restauração e modernização do instrumento, instalado em 1954.

O concerto terá a participação de professores e ex-alunos, que apresentarão obras de Bach, Vivaldi, Mendelssohn e também música brasileira, dentre as quais a estreia de “Mestre Valentim no Largo do Carmo”, obra de Ricardo Tacuchian. Os espetáculos começam às 18h30 e a entrada é franca.

Segundo o maestro e diretor da Escola, o Tamburini é o único grande órgão de tubos do Rio e dos poucos integrados a uma sala de concertos no Brasil. “Mais do que um complexo Instrumento, é um património da universidade e da cidade”, ressalta André Cardoso.

O instrumento passou por uma completa restauração dos tubos, os someiros foram refeitos e a transmissão, que era eletropneumática, convertida em digital. Os trabalhos duraram dois anos e significou um investimento de R$800 mil.

Programação: Dia 13 de abril, 18h30. José Luís de Aquino (Obras de J. S. Bach Vivaldi, Georg Bfihm, L. Vierne, F. Franceschini, Ângelo Camin e Olivier Messiaen).

- Dia 17 de abril, 18h30 Marco Aurélio Lischt (Obras de J. S. Bach, Calimério Soares, César Franck e Louis Vierne).

- Dia 20 de abril, 18h30. Alexandre Rachid (Obras de 1 S. Bach, César Franck, Alexandre Rachid, Ricardo Tacuchian, F. Mendelssohn e Marcel Dupré).

Escola de Música Rua do Passeio, 98. Lapa