Festival marca reinauguração do órgão Tamburini

Leia aqui matéria publicada no Portal da UFRJ, em 09 de abril de 2012, sobre festival de reinauguração do órgão Tamburini da Escola de Música.

pportalufrj-2010-05-10a

Escola de Música

Festival marca reinauguração do órgão Tamburini

A Escola de Música (EM) da UFRJ realiza uma série de concertos este mês para comemorar a conclusão da reforma do histórico órgão Tamburini. O festival, sob curadoria de Alexandre Rachid, começa nesta terça com a apresentação de Gertrud Mersiovsky.

Corpo da Matéria

Escola de Música
MÁRCIO CASTILHO - COORDCOM

A Escola de Música (EM) da UFRJ realiza uma série de quatro concertos este mês para comemorar a conclusão da reforma do histórico órgão Tamburini. O festival, sob a curadoria de Alexandre Rachid, teve início nesta terça, dia 10, com a apresentação de Gertrud Mersiovsky. Os demais concertos acontecem nos dias 13, 17 e 20, sempre às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez da EM.

No programa, autores como Bach, Vivaldi e Mendelssohn, dentre outros. Também haverá espaço para a música clássica brasileira, com a estreia de "Mestre Valentim no Largo do Carmo", obra de Ricardo Tacuchian.

O instrumento, instalado em 1954, é o único grande órgão de tubos do Rio e um dos poucos integrados a uma sala de concertos no Brasil. A reforma, que durou dois anos, teve investimento de cerca de R$ 800 mil, patrocinados pela Petrobras. A recuperação do Tamburini faz parte do projeto de revitalização dos espaços da Escola de Música, apoiado pela estatal. A reforma teve o suporte ainda da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) e da Reitoria da UFRJ.

A Escola de Música fica na Rua do Passeio, 98, Lapa.

Programação do Festival

- Dia 13 de abril, 18h30: José Luís de Aquino (obras de J. S. Bach-Vivaldi, Georg Böhm, L. Vierne, F. Franceschini, Ângelo Camin e Olivier Messiaen);
- Dia 17 de abril, 18h30: Marco Aurélio Lischt (obras de J. S. Bach, Calimério Soares, César Franck e Louis Vierne);
- Dia 20 de abril, 18h30: Alexandre Rachid (obras de J. S. Bach, César Franck, Alexandre Rachid, Ricardo Tacuchian, F. Mendelssohn e Marcel Dupré).