Escola de Música da UFRJ realiza concerto terça-feira

Matéria publicada na coluna Tempo Vago, da Folha Dirigida, 15/03/2012, sobre apresentação do Duo Alterno, formado por músicos italianos, na Escola de Música.

folhadirigida-2012-03-15

Escola de Música da UFRJ realiza concerto terça-feira

Joyce Trindade

Nesta terça-feira, dia 20 de março, a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta o concerto “Viaggio in Italia”. O espetáculo terá início às 19 horas e será composto pela soprano Tiziana Scandaletti e pelo pianista Riccardo Piacentini, que formam o Duo Alterno.

O espetáculo é gratuito e será realizado no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música, a partir das 19 horas. O concerto integra as comemorações dos 150 anos da unificação da Itália e está sendo organizado pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IICRl0) em colaboração com a Escola de Música.

No programa, peças de Sinigaglia, Smareglia, Piacentini, Donizetti, Tacanni, Berio e Paolo Tosti. O programa completo do que será apresentado está disponível na página da EM-UFRJ. Muitos compositores escreveram para Tiziana Scandaletti, professora de canto de câmara no Conservatório Santa Cecilia de Roma e para Riccardo Piacentini, docente de composição no Conservatório Vivaldi de Alexandria, Piemonte.

Os dois se formaram com louvor em Letras, com especialização em historia da música e doutorado nas respectivas disciplinas. O Duo Alterno é considerado um dos marcos no repertório vocal e pianístico desde o século XX. Levou a música contemporânea Italiana a mais de trinta países da Europa, Ásia e América, desde sua estreia, em Vancouver, em 1997. Paralelamente à intensa atividade camerística que exerce, o grupo oferece com regularidade masterclasses sobre a música contemporânea de seu país.

Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro