Os conjuntos Estáveis da Escola de Música

A Escola de Música possui diversos grupos estáveis que fazem a representação institucional não só da unidade mas também da própria UFRJ. Entre os grupos instrumentais destaca-se a Orquestra Sinfônica, criada em 1924, e mais antigo conjunto da Escola de Música, com atuação ininterrupta por mais de oitenta anos. Há ainda a Orquestra de Sopros e a UFRJazz Ensemble, nossa big-band que se dedica ao jazz e a música brasileira e internacional instrumental. Entre os grupos vocais destaca-se o Coro Sinfônico, formado a partir da reunião em um só organismo das diferentes turmas da disciplina canto coral. Os corais se destacam também a partir dos projetos de extensão como os conjuntos vocais Brasil Ensemble e Sacra Vox. Por fim temos o Coro Infantil da UFRJ, grupo tradicional formado com as crianças inscritas nos cursos básico e intermediário da Escola de Música e com destacada atuação no calendário de concertos da cidade.