Escola de música da UFRJ recebe Festival de Piano

Matéria publicada na edição do dia 24 de novembro de 2011 do jornal Folha Dirigida sobre o Festival de Piano do BNDES que acontece na Escola de Música.

follhadirigida-2011-11-24

Escola de música da UFRJ recebe Festival de Piano

De 27 de novembro a 12 de dezembro, o Salão Leopoldo Miguei, da Escola de Musica da UFRJ, e o Theatro Municipal receberão a programação do Festival Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. O evento lança a terceira edição do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.

O Festival conta com 12 concertos apresentados por aíguns dos vencedores dos maiores concursos internacionais de piano, corno Chopin, Tchaikovsky e Van Cliburn. O evento contará ainda com a presença de Nelson Freire, no encerramento da etapa carioca. Todas as apresentações são gratuitas.

A abertura do Festival, no dia 27, fica a cargo do jovem russo Daniil Trifonov, que ganhou a edição 2011 do Concurso Tchaikovsky, em Moscou. Hoje, ele é um dos mais prestigiados jovens intérpretes do planeta. As revistas internacionais de música referem-se a ele como “o acontecimento do ano".

Ainda na abertura do Festival, será lançado o livro "Guiomar Novaes do Brasil", dos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, que inclui dois CDs com gravações da pianista com a New York Philharmonic inéditas no Brasil. A programação completa do evento pode ser consultada no site do concurso.

O encerramento do Festival no Rio, que acontece dia 11 de dezembro, será estrelado com um recital de Nelson Freire, um admirador ardente de Guiomar Novaes, e que também ganhou seu primeiro grande destaque em um concurso internacional no Rio de Janeiro, em 1957.

Serviço:

www.concursopianorio.com