Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa O implacável teste das habilidades
O implacável teste das habilidades PDF Imprimir E-mail
Veículo: O Globo   
Ter, 22 de Novembro de 2011

Matéria publicada em O Globo, edição de 22 de novembro de 2011, sobre a aplicação do Teste de Habilidade Específica (THE).

 

oglobo-2011-11-22

 

O implacável teste das habilidades


Candidatos precisam provar aptidões no THE da UFRJ, a partir de sábado.

Leonardo Cazes

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

A maioria dos vestibulandos que sonha com uma vaga na UFRJ já jogou seus dados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, agora, está na expectativa pelo resultado. Mas para quem deseja cursar um dos 14 cursos oferecidos pela instituição que exigem o Teste de Habilidade Específica (THE), ainda há um desafio e tanto a ser enfrentado. Com caráter eliminatório, o THE começa no sábado e vai até segunda. Para Deborah Kelly, de 18 anos, a tensão é grande.

 

- Fico preocupada porque, se não for bem, não tenho nem o direito de concorrer a uma vaga, já que o THE é eliminatório para Arquitetura e Urbanismo, minha primeira opção afirma a aluna do CEL, que precisa provar seus conhecimentos na "arte" de desenhar.

 

Os candidatos a uma vaga em Desenho Industrial (Projeto de Produto), Comunicação Visual, Composição de Interior e Composição Paisagística farão a mesma prova de Deborah. Nos testes, todos eles terão que mostrar capacidade de observação de forma, luz e volumes, composição, uso dos materiais e raciocínio espacial. No dia da avaliação, é preciso levar lápis ou lapiseira 6B, lápis de cera ou hidrocor ou lápis de cor e cola. Completando a lista dos cursos que exigem THE, estão Artes Visuais (Escultura, Gravura, Pintura e Licenciatura em Educação Artística), Dança, Artes Cênicas (Cenografia, Indumentária e Direção Teatral) e Música (bacharelado em instrumento e licenciatura).

 

Para combater o terror de ser eliminado, o CEL oferece aulas preparatórias especificas para o exame, aos sábados. A professora Lucinda Pereira Rodrigues é arquiteta e enche as mesas com objetos das formas geométricas mais variadas para os estudantes se exercitarem. Ela foi da banca de avaliadores do THE por sete anos e conta que a UFRJ é bem tradicional no seu julgamento.

 

- O candidato precisa ter uma noção grande de perspectiva, que os avaliadores adoram, e planificação. Isso vai ser importante para o estudante na faculdade. Apesar das mudanças tecnológicas, o primeiro ano de Arquitetura é muito focado nisso. A maioria dos alunos tem talento para o desenho, só precisa ser trabalhado -  explica a professora, que faz um alerta aos fãs dos quadrinhos japoneses:

 

- Quem tem traço de mangá costuma ter problemas, porque o THE cobra bastante o respeito às proporções.

 

João Almeida, de 17 anos, conta que sempre desenhou por hobby, mas isso mais atrapalhou do que ajudou, devido ao gosto pelo mangá.

 

- Ao contrário dos outros que chegaram aqui achando que não sabiam desenhar, eu acreditava que mandava bem. Mas tinha alguns vícios que precisei corrigir para não ter problemas na prova.

 

Cantora pop faz vestibular para piano clássico


O teste não poupa nem quem já está com a banda na rua. A cantora Laura Rizzotto, de 17 anos, que lançou há meses seu primeiro disco, tenta conciliar a rotina puxada do fim do ano no Colégio Santo Agostinho com a preparação para o THE. Apesar de sua carreira estar voltada para o gênero pop, no exame ela apresentará uma peça de Bach, que é exigência para o bacharelado em piano. Mas a música clássica não é estranha para Laura, que está se formando no curso técnico oferecido na Escola de Música da UFRJ.

 

- Sempre tive vontade de continuar estudando, para evoluir como cantora e musicista. Comecei a tocar piano com 7 anos conta ela. Na hora da prova, sempre bate um nervosismo, mas estou me preparando bem. No curso técnico, já toco quase todas as obras pedidas no edital. Na sala de sua casa, há piano, violão, teclado e até um uquelele, espécie de cavaquinho havaiano. A jovem cantora diz que entrar para a faculdade de música fazia parte de um acordo familiar.

 

- Eu tinha que ter um contrato com uma gravadora para poder fazer a faculdade de música, e eu consegui - explica ela. - A maioria dos meus amigos prefere carreiras mais tradicionais. Na minha escola, sou a única do 3o ano que vai fazer música.

 

Na UFRJ, devido à exigência do THE, os 14 cursos não farão parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Será a única seleção própria da instituição para 2012, mas a nota do Enem continuará sendo usada como fase única, com pesos diferentes para cada área.

 

Legendas das fotos:

 

A CANTORA POP Laura Rizzo o estuda música clássica no piano de casa, treinando para o teste da UFRJ.

 

NAS AULAS PARA O THE, João Almeida aprende a desenhar guardando respeito às proporções e com perspectiva, como é exigido no exame da federal.

Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO