Rádio UFRGS

by SeTCom, 6 years ago
7 0

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul teve o privilégio de ser a primeira no Brasil a operar uma estação de radiodifusão. Exatamente no primeiro dia de julho de 1950, destinada à transmissão de ensinamentos, palestras, etc., bem como informações de seu observatório astronômico, com a ressalva, entretanto, de não serem irradiados programas musicais e outros de natureza recreativa. O primeiro transmissor era de marca Marconi TYPO TPLA, que fora doado pelo governo do Estado, tinha uma potência máxima de 500 Watts, consumindo cerca de 3.000 Watts de energia e operava na frequencia de ondas curtas de 3.945kHz, a antena era composta de duas talas montadas no edifício do Instituto de Eletrotécnica.

Com a autorização verbal do Reitor Alexandre Martins da Rosa em janeiro de 1951, foi feita uma inauguração simbólica, e a Rádio da Universidade estava finalmente no ar. Ao final de 1952, a Rádio da Universidade já contava com alguns locutores, escolhidos através de concurso promovido pelo próprio Diretor. No dia 3 de junho de 1953, era colocado no ar o novo transmissor de 2 kW, ainda atuando em ondas curtas, na frequencia de 3.945kHz na banda de 76 metros, sendo muitas as cartas recebidas de ouvintes que recebiam o "forte sinal".

No dia 31 de dezembro de 1953, às 22 horas, a Rádio da Universidade é retirada do ar, devido a sua irregularidade quanto à emissão de músicas, o que lhe era proibido até então. A 20 de janeiro de 1954, o Prof. Elyseu Paglioli foi ao Rio de Janeiro, e através de audiência com o Presidente da República, Getúlio Vargas, solicita a concessão de um canal de rádio em ondas médias. A partir daí a Rádio da Universidade é autorizada a operar na frequencia de 1080 kHz.

A 27 de maio de 1956 foi terminado o aterro na Ilha do Chico Inglês, onde seria instalado o transmissor. Tudo estava pronto para iniciar as irradiações e entre agosto e novembro de 1957 a emissora passou a transmitir em caráter experimental.

A 18 de novembro de 1957, às 20 horas de uma segunda-feira, entrava no ar em 1080kHz, a ZYU67, Rádio da Universidade. No ano de 1960 a sede dos estúdios da Rádio da Universidade foi transferida para o atual endereço no outro lado da rua Sarmento Leite, no número 426, onde funcionava desde a década de 20, a antiga Seção de Meteorologia do Observatório Astronômico da Escola de Engenharia.

Em 1979, a emissora desativa os já antigos transmissores da Ilha do Chico Inglês e instala um novo, de marca Ivape, com potência de 10 kW, no município de Eldorado do Sul.

Em julho de1990, com o objetivo de modernizar a estação e melhorar a qualidade de som que vinha se deteriorando, torna-se a primeira emissora AM de Porto Alegre a transmitir música utilizando a "nova" tecnologia de CD laser. Em abril de 1991, dando seqüência às inovações, é instalado o novo transmissor AM-Stereo, sendo este, o primeiro totalmente estado sólido com modulação digital a ser instalado na capital. Em setembro de 1991, o prédio da rua Sarmento Leite é reformado totalmente e recebe novos equipamentos, tais como CD players, transmissor de link, mesas de audio, processadores de audio. Em maio de 1994, é instalado mais um novo transmissor. No mês de agosto de 1995, os diversos departamentos da rádio são informatizados e computadores com multimídia são instalados na central técnica de ambos os estúdios, possibilitando o início da migração da gravação em fita, para a edição e armazenamento digital. Em outubro de 1995, são instalados encoders DSP digitais, nos estúdios e transmissores. Melhora-se, consideravelmente, a qualidade do som transmitido entre estes dois pontos. Este sistema até então era o único em operação, sem similar no estado. Ainda em novembro deste mesmo ano, a ZYK 280 Rádio da Universidade passa a operar, pela primeira vez na sua história, 24 horas por dia. Em dezembro de 1996, o Departamento Técnico da rádio, juntamente com o Centro de Processamento de Dados da UFRGS, implanta a interligação via fibra ótica, entre os estúdios e o prédio da Reitoria, colocando assim a R.U. na Rede do Campus Central. Em setembro de 1997, a Rádio da Universidade coloca no ar a sua página na Internet, disponibilizando a seus ouvintes mais um canal de comunicação com informações adicionais.

Em março de 1998 foi instalado um Sistema Servidor de RealAudio permitindo assim que o som da Rádio da Universidade ultrapassasse as fronteiras regionais, podendo ser captado ao vivo em qualquer parte do mundo através da Internet, sendo a Rádio da Universidade a primeira emissora de Porto Alegre a disponibilizar áudio streaming ao vivo. É implementado em 2003 novo sistema de automação para execução radiofônica totalmente desenvolvido pelo Departamento Técnico da R.U., diminuindo consideravelmente os erros operacionais existentes até então. Em 2008, foi instala

• SeTCom

SeTCom enviou uma nova mídia

6 years ago