Ópera na UFRJ

A escolha dos títulos a serem encenados obedece a critérios didáticos e ao mesmo tempo funcionais. Didáticos porque procuramos proporcionar aos alunos a abordagem de diferentes estilos e linguagens. Funcionais porque são escolhidos títulos que sejam adequados às vozes dos alunos e ao tamanho e recursos técnicos do palco do Salão Leopoldo Miguez, ao mesmo tempo que sejam uma garantia de sucesso junto ao público.

maroquinhasO projeto tem como objetivos proporcionar aos alunos das unidades envolvidas na produção, treinamento e aperfeiçoamento no gênero operístico e formar mão de obra qualificada e especializada em espetáculos líricos.

Os alunos atuam em todas as etapas de produção do espetáculo e são coordenados por professores e profissionais convidados que se encontram entre os mais requisitados e atuantes na área como Beth Filipecki (figurinos), Ronald Teixeira (cenários), Dudu Sandroni, José Henrique, Walter Lima Torres, Julio Adrião, Diva Pieranti, André Heller e Arnaldo Marques (direção cênica), Dennis Gray e Eleonora Gabriel (coreografia), Inácio de Nonno (preparação vocal) e André Cardoso e Ernani Aguiar (regência).

Com a produção de um espetáculo de ópera, uma das mais complexas manifestações artísticas da cultura ocidental, a UFRJ marca seu compromisso com a diversidade cultural, enriquecendo o cenário artístico do Rio de Janeiro e chamando a atenção para o importante papel da Universidade na qualificação profissional dos artistas brasileiros.

A temporada de 2010 apresentará “Il segretto di Susanna” de Wolf-Ferrari, “Die Opernprobe” de Lortzing, “Il Rè” de Giordano e a estréia mundial de “A hora e a vez de Augusto Matraga” de João Guilherme Ripper.