Grupo de Percussão da UFRJ

O "Grupo de Percussão da UFRJ" foi criado pelo Prof. Doutor Pedro Sá em 2009, ano em que o docente passou a integrar o quadro efetivo da cadeira de percussão da UFRJ. Além de ser um  conjunto, o Grupo de Percussão da UFRJ é também uma matéria obrigatória de música de câmara (disciplina Prática de Percussão) em seis períodos, do curso de Bacharelado em Percussão da Escola de Música da UFRJ.

grupopercbO grupo é integrado por alunos e tem repertório bastante eclético: música contemporânea, música histórica para essa formação (obras emblemáticas de seu repertório específico) e música brasileira, incluindo eventualmente transcrições de música popular,  especialmente quando o Grupo se apresenta para crianças. O Grupo de Percussão da UFRJ não tem limites sonoros com relação a princípios acústicos e meios de obtenção sonora, em formações diversas (desde duo até treze percussionistas ou mais), podendo ter a participação de outros instrumentos convidados (piano, sopros, eletrônica...), dependendo do repertório. Eventualmente alunos de percussão do curso de extensão da EM e também percussionistas externos a UFRJ se juntam ao Grupo, como convidados.

O Grupo de Percussão da UFRJ tem se apresentado em concertos públicos e didáticos na Escola de Música desde sua criação, em 2009, e desde 2018 interpreta em primeira audição as obras compostas por alunos do Bacharelado em Composição da EM - através da disciplina Laboratório de Percussão,  criada e ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Sá.

Integrantes: Wesley Lucas, Rafael de Oliveira, William Moraes, Raphael Dias, Eliezer Macedo, Matheus Marcelino, , Michel Freitas, Mateus Santos e Samara Cristine.