Polo Caravelas Brasil

Em 2008, nasceu o Núcleo Caravelas (NC), Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira, órgão do CESEM, Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical, sediado na Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este núcleo de estudos tem como objetivo contribuir sistematicamente para a articulação musical entre os dois países, assim como fomentar interesse neste campo. Tendo em conta esses objetivos, julgou-se importante formalizar um polo do núcleo no Brasil. Ou seja, este Grupo de Pesquisa pretende promover a integração da comunidade musicológica luso-brasileira, impactando positivamente no conhecimento que se tem da história da música de ambos os países, e na execução, análise, edição e divulgação de seu repertório.

Mais informações na página do grupo no site PPGM.