Laboratório de Etnomusicologia (LE)

Ocupa duas salas de 15 m2 cada (salas 2107, 2113 e Centro de Pesquisas Folclóricas) no Prédio III da Escola de Música, ambas com refrigeração, pontos de Internet a cabo, tomadas em padrão nacional, servidas de Internet Wi-Fi de alta velocidade, cadeiras, mesas, projetores dedicados, equipamentos de som e armários. Ocupa também a sala 31 do Prédio I (Sede da Escola de Música da UFRJ), onde é mantido seu acervo.

Atende à linha “Etnografia das práticas musicais” (Área de Musicologia), compartilhando também atividades com a Graduação, principalmente com disciplinas do Departamento de Musicologia e Educação Musical.

Foi criado em 2001 e conta com o importante acervo do Centro de Pesquisas Folclóricas, criado por Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, em 1943, do qual fazem parte (em números aproximados):

• 500 livros e folhetos
  • 50 periódicos nacionais
  • 50 periódicos internacionais
    500 partituras manuscritas
  • 1.500 documentos textuais
  • 300 fotografias
  • 500 recortes de jornais, e
  • 2.000 discos (dentre os quais as coleções dos primeiros discos produzidos no Brasil, de 1902 a 1917; e as coleções das viagens de coleta fonográfica de música folclórica de Luiz Heitor) e fitas.
    Entre os projetos ligados ao Laboratório, destaca-se o recente Música da Maré, que envolve docentes do PPGM-UFRJ e externos (como o professor Pedro Rebelo, de Belfast) e discentes da EM-UFRJ e de outras unidades.
  • O projeto de extensão Música em Debate dá continuidade à série homônima, iniciada em 2002, em princípio como desdobramento de demandas de alunos da linha Etnografia de Práticas Musicais por mais um canal para a interdisciplinaridade e diálogo com os saberes gerados além da universidade no âmbito do Programa.

Desde então, a partir do conceito básico de apresentações públicas de convidados externos à UFRJ, nacionais e estrangeiros, que atuam em diferentes áreas de conhecimento, mas também de ação e gestão culturais, a Série vem sendo realizada sob diferentes formatos (por exemplo, apenas um ou uma dupla de convidados por sessão, periodicidade mensal ou bisemanal etc.) e condições de realização (por exemplo, com apoio de órgãos de fomento como FAPERJ e CNPq ou convênios como o da UFRJ com o Banco do Brasil).

Uma seleção de palestras apresentadas por autores nacionais e estrangeiros (estes, em tradução para o português) durante as edições realizadas entre 2002 e 2004 serviu de base à publicação, pela Ed. MauadX, em 2008, do livro Música em Debate; Perspectivas Interdisciplinares, com organização de Samuel Araujo, Vincenzo Cambria e Gaspar Paz, este últimos ex-alunos do PPGM e hoje docentes, respectivamente, da UNIRIO e UFES.

O livro em questão, empregado com alguma constância em bibliografias de cursos e exames de seleção da área de música, teve reedição em 2012, encontrando-se hoje também disponível em formato e-book. Em 2015-2016, a Série não conta com financiamento, tendo porém apresentado entre novembro de 2015 e março de 2016, 5 palestras de pesquisadoras e pesquisadores de fora do país, a saber, Marie Christine Parent (Universidade de Montreal), Alvaro Bermejo (Universidad del Atlantico, Colombia), Ana Hofman (Slovenian Academy of Arts and Sciences), Otavio Raposo (Universidade de Lisboa) e Roee Ben Sira (Universidade Hebraica de Jerusalém).