176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Centro de Estudos Orquestrais (CEO)

O Centro de Estudos Orquestrais (CEO) foi criado em 2003 no Departamento de Música de Conjunto da Escola de Música. Atua na qualificação, treinamento e formação de profissionais de orquestra nas suas mais diversas funções, assim como à pesquisa e publicação de trabalhos sobre o tema. Congrega professores de diferentes departamentos em projetos de pesquisa voltados para os instrumentos de orquestra e a regência orquestral. Promove concertos, cursos e eventos acadêmicos, assim como intercâmbios com orquestras e outras instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. O CEO procura ainda desenvolver um trabalho de tradução de literatura consagrada na área, publicação de trabalhos inéditos, a editoração e o registro fonográfico de partituras de obras orquestrais de compositores brasileiros, especialmente aquelas pertencentes ao acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ. O trabalho do CEO é desenvolvido, junto às orquestras Sinfônica e de Sopros e aos programas de pós-graduação em música da UFRJ – Mestrados acadêmico e profissional e Doutorado. Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do CEO estão:

CAMPOS, Marcelo Jardim de. A Fantasia em três movimentos em forma de Choros de Villa-Lobos. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2006.2.

MORAES, Rigoberto Santos de. O Nonetto de Heitor Villa-Lobos. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2006

CÂNDIDO, Helder Trefzger. A Sinfonia no4 de Cláudio Santoro: uma abordagem histórico-interpretativa em torno do nacionalismo musical. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2010.

REIS, Adonhiran Bernard de Almeida. Edição do sexto concerto para violino de Manoel Joaquim de Macedo. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2012.

SILVA, Thiago Santos. Música sacra de Francisco Braga: história e análise interpretativa do Te Deum alternado (1904). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2012.

ARAÚJO, Caetano Salles de. Três danças para piano de José Siqueira: um estudo de caso sobre a transcrição orquestral. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2012.

QUEIROZ, Gabriela de Oliveira. Fantasia de Movimentos Mistos de Heitor Villa-Lobos: resgate e reinserção no repertório violinístico. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2014.

RANGEL, Marcos Antônio Barreto. A Sinfonia em Sol menor de Alberto Nepomuceno: uma análise histórico interpretativa. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2014.

SANTOS, Simone dos. Projeto Espiral (1976-1979): uma experiência de ensino coletivo de instrumentos de cordas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2015

MACHADO, Charlene Neotti Gouveia. A ideologia na produção musical de Francisco Mignone através da Sinfonia do Trabalho e da Sinfonia Transamazônica. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ, 2015.

Algumas das obras editoradas pelo CEO foram publicadas na Revista Brasileira de Música e estão disponíveis nos links abaixo:

Henrique OSWALD

Francisco BRAGA

Lino José NUNES

José Maurício Nunes GARCIA

Leopoldo MIGUEZ

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)