Licenciatura

O Curso de Licenciatura em Música visa formar professores de música e educadores musicais capacitados pedagogicamente para atuarem na Educação Básica, bem como em outros espaços que hoje se apresentam na sociedade, tais como projetos sociais, escolas livres de música e outros. As atividades coletivas são valorizadas, sendo oferecida sólida formação pedagógica, direcionada para diferentes espaços no mercado de trabalho, como educação musical infantil, educação musical especial e ensino de música na educação fundamental.

O interessado pode, atarvés dos links, acessar  tanto o Projeto Pedagógico como a  Grade Curricular da licenciatura. Também disponível  a Resolução da Congregação que normatiza as atividades acadêmico-científico-culturais.

Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico é o documento que, atendendo as exigências do sistema nacional de educação, explicita as diretrizes pedagógicas e os fundamentos teórico-metodológicas dos cursos, sua organização, seus objetivos e suas formas de avaliação. É também através do projeto pedagógico que a instituição expressa sua prática pedagógica, indica o perfil de seus cursos àqueles que desejam nela ingressar, aponta o rumo de suas ações e operacionaliza seu planejamento educacional.

O atual projeto pedagógico do curso de licenciatura da Escola de Música da UFRJ é uma versão completamente reformulada daquele originalmente elaborado por ocasião da criação do curso em 2002. A nova versão foi aprovada no contexto da ampla reforma curricular finalizada no ano de 2008.

Grade Curricular

O curso de Licenciatura em Música foi reativado em 2002, após longo processo de gestação. A atual grade curricular é o resultado da reformulação da grade original e foi proposta pela comissão de licenciatura organizada em outubro de 2007 sob a liderança da então coordenadora, professora Regina Meireles. Conforme consta no projeto pedagógico aprovado em 2008, o curso foi "reformulado e finalizado observando-se: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música, as Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, de Licenciatura Plena, os pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação, as resoluções do Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ e de sua Comissão Permanente de Licenciatura (CPL), além de consultas a diversos projetos curriculares afins, em vigor em universidades brasileiras e estrangeiras".

A recente reformulação objetivou a elucidação e o ajuste do projeto inicial, de modo a definir sua estrutura curricular, evidenciando a Licenciatura como projeto independente do Bacharelado, embora com ele articulado. O diferencial do presente currículo se evidencia principalmente pela participação do licenciando como coautor de sua grade curricular, sempre em consonância com a orientação acadêmica.

A concepção do curso é norteada pelo conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores para a Educação Básica, em Nível Superior.

Atividades Remotas - 2020.1 e 2020.2: Licenciatura

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

Resolução da Congregação nº 01/2009 (Fixa normas para implantação e funcionamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (RCS/ACC) e das Atividades Curriculares de Extensão (RCS/EXT) como Requisitos Curriculares Suplementares no âmbito dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Escola de Música da UFRJ.