170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

foto
Nome Paulo Sá
Vinculo Adjunto
Situação Ativo
Departamento Instrumento de Arco e Cordas Dedilhadas
Área Bandolim
Currículo Lattes 1923291859392500
paulo_sa@musica.ufrj.br
Biografia

Músico carioca, nasceu em 1962. Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos de idade através do repertório renascentista e barroco. Especializou-se em bandolim com Doutorado na Uni-Rio e Mestrado no Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, sendo atualmente o professor do instrumento na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Com mais de 30 anos de carreira, apresentou-se em salas de concerto, rádio e televisão no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Dentre os grupos que participou, destacam-se a Orquestra de Cordas Brasileiras, o Rio Trio (com Daniel Miranda e Henrique Drach) e a Camerata Brasil.


Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira, com a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Petrobras Sinfônica, com a Mount Hood Orchestra (Estados Unidos) e com a Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música.


Desenvolveu outros trabalhos de música instrumental, destacando-se o "Paulo Sá Quarteto" com repertório autoral e o duo "Alcantilado", juntamente com o violonista Fábio Nin, com quem produziu em 2010 a série musical “Naquela Mesa em Tempos Modernos”, uma homenagem a Jacob do Bandolim, tendo como convidados o trompetista Silvério Pontes, o gaitista Gabriel Grossi, o pianista Vitor Gonçalves, o violinista Nicolas Krassic e o percussionista Beto Cazes.


Entre outubro de 2005 e fevereiro de 2006 realizou uma série de concertos e palestras sobre Choro em universidades norte-americanas, dentre elas, Berklee College of Music, University of Massachusetts-Darthmouth, Brown University, Cornell University e University of Oregon. Em 2010 escreveu e dirigiu o espetáculo "Afinidades Musicais: Choros e Fados" no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro. É diretor artístico do "Momento Rio Bandolim", festival internacional dedicado ao instrumento, realizado pela Escola de Música da UFRJ.


Discograficamente destacam-se CDs gravados com a Orquestra de Cordas Brasileiras, com o Rio Trio (lançado no Brasil e nos Estados Unidos), com a Camerata Brasil (lançado em 20 países pela EMI-Classics) e o CD autoral "Paulo Sá Quarteto", lançado nos Estados Unidos pelo selo 2nd String.

Para atualizações e correções entre em contato com o Setor de Comunicação (comunicacao@musica.ufrj.br).

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais