170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

foto
Nome Paula da Matta
Vinculo Adjunto
Situação Ativo
Departamento Música de Conjunto
Área Música de Câmara
Currículo Lattes 0685029107862798
paulamtt@globo.com
Biografia

Professora Assistente de Música de Câmara da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo realizado estágio de doutorando na Université de Paris IV- Sorbonne, Paula da Matta é Mestre e Bacharel em Piano, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curso de Especialização na Hochschule für Musik Köln, sob a direção do pianista Pavel Gililov e a realização do Performer Diploma, na Indiana University, sob a orientação de Menahem Pressler.


É pesquisadora na área da música romântica brasileira, trabalhando atualmente no projeto "Presença do Piano em Salões Cariocas da Primeira República", coordenado pelo Professor Doutor Marcelo Verzoni, na Escola de Música, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui diversas publicações, destacando-se o artigo Spécificité du romantisme brésilien dans le répertoire pianistique du XIXe siècle, publicado na revista Musicologies, no 7, da Université de Paris IV- Sorbonne. .Em 2009, ocupou o cargo de Professor Visitante, da Universidade Federal do Acre (UFAC), obtido através de processo seletivo, por edital, do Ministério da Educação. Em 2008, foi uma das organizadoras do Colóquio Le Piano Brésilien, na Université de Paris IV- Sorbonne.


Paula da Matta possui intensa atividade como pianista e camerista, apresentando-se regularmente nas principais salas de concerto no Brasil e no exterior. Em 2010, a convite do Ministério das Relações Exteriores, apresentou, na Embaixada do Brasil, em Viena, um recital, comemorativo da Independência do Brasil e, em 2001, fez uma apresentação na Festsaal, também, em Viena, a convite da International Chopin Society in Vienna. Como camerista, desde 2005, é pianista do Quarteto Meneses, considerado, pela Revista Concerto, como “um dos raros quartetos com piano atuante no Brasil” e, de 2002 a 2006, foi pianista da Série “Clássicos na Serra”, na qual se apresentava, com diversas formações cameristícias.


Seu CD, com obras de Chopin, ganhou a chancela oficial da International Chopin Society in Vienna e recebeu crítica, do jornalista austríaco Helmut Batliner, na qual diz “A artista despertou, logo de início, grande interesse e não tardou em convencer pela sensibilidade e identificação com a música de Chopin. Pequenas fermatas indicam sua inspirada musicalidade, e sua sonoridade demonstra uma grande compreensão harmônica das peças.” A respeito do seu CD, com obras de Liszt, o pianista Paul Badura-Skoda refere-se a sua interpretação dessas obras como “poética e impecável”.

Para atualizações e correções entre em contato com o Setor de Comunicação (comunicacao@musica.ufrj.br).

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais