171 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

PROMUS abre processo seletivo 2020

0
0
0
s2sdefault

O Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) definiu os procedimentos para seleção de candidatos a aluno regular do seu Mestrado Profissional, ingresso no primeiro período de 2019. Os interessados têm de 1º a 30 de setembro para se candidatar. As provas classificatórias estão marcadas para novembro.

O anúncio foi feito no Diário Oficial (21/06/2019) e o edital completo publicado no Boletim da UFRJ 26/2019 (27/06/2019), podendo ser baixado aqui.

  Foto: Roosevelt Rodrigues Mota
  promus2019x600
   
 

Baixe o Edital do Processo Seletivo
Confira também o Modelo de Formatação do Anteprojeto e o formulário online.

Ato Acadêmico Período
Inscrições 1º a 30 de setembro
Resultado da homologação das candidaturas 23 de outubro
Recursos da homologação 24 e 25 de outubro
Divulgação dos resultados homologação/aprovação das candidaturas 30 de outubro
Provas classificatórias 11, 12 e 13 de novembro
Divulgação do resultado das provas classificatórias 03 de dezembro
Recursos dos resultados 04 e 05 de dezembro
Divulgação do reultado final 09 de dezembro
Matrícula Fevereiro de 2020
Início do período letivo Março de 2020

Serão oferecidas 20 vagas para as duas linhas de pesquisa − Processos de Desenvolvimento Artístico e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Deste total, serão destinadas três vagas para cotas de ações afirmativas (negros, indígenas ou pessoas com deficiência), três vagas para o acordo de cooperação com a Associação Orquestra de Barra Mansa (AOBM), duas vagas para o acordo de cooperação com a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) e duas vagas para o Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ).

Os candidatos às vagas para cotas de ações afirmativas, acordos de cooperação e PQI/UFRJ estarão inscritos simultaneamente às vagas de ampla concorrência.

O objetivo do PROMUS é formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música, especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto.

As disciplinas do curso serão oferecidas de forma intensiva, com o calendário divulgado no início de cada período letivo.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas eletronicamente. Os candidatos devem preencher o formulário online declarando sua adesão, ou não, ao sistema de ações afirmativas (para negros, indígenas e pessoas com deficiência), acordos de cooperação ou PQI/ UFRJ; e anexar os documentos exigidos em formato PDF. O período de inscrição vai de 1o a 30 de setembro.

Podem se candidatar portadores de diplomas de graduação plena em Música ou outra área de conhecimento; portadores de certificados de conclusão de curso de graduação, acompanhados de histórico acadêmico oficial com data de colação de grau; e portadores de declarações emitidas por secretarias acadêmicas, atestando que o candidato se encontra em fase final de curso de graduação e em condição de colar grau na data da matrícula no PROMUS.

O anteprojeto de pesquisa, com indicação da linha de pesquisa a qual a proposta será submetida, deverá adotar o template disponível no site. Os candidatos deverão enviar ainda vídeo, com duração de 10 a 20 minutos, com repertório de livre escolha, condizente com seu anteprojeto.

Inscrições com documentação incompleta ou outra irregularidade não serão homologadas. Haverá também uma seleção de anteprojetos. Nesta fase ocorrerá a verificação de disponibilidade de orientação e supervisão das atividades propostas. Os candidatos cujos anteprojetos não cumprirem este requisito não terão suas candidaturas homologadas.

A lista dos candidatos aptos a prestar provas classificatórias será divulgada no dia 23 de outubro.

Provas

Serão três provas, marcadas para 11, 12 e 13 de novembro. A prova prática consistirá em uma execução pública de repertório de livre escolha, com duração de 10 a 20 minutos em consonância com o anteprojeto do candidato; a de Língua Estrangeira, consistindo em dissertação em português sobre questões formuladas pela comissão de avaliação, a respeito de trechos de artigos relacionados às Práticas Interpretativas, em língua inglesa, francesa ou alemã (à escolha do candidato), e relacionados à Linha de Pesquisa a que o candidato pretende se vincular; e a Defesa de Anteprojeto – apresentação oral, de até cinco minutos, do anteprojeto, seguida de arguição da comissão de avaliação.

A nota final será a média aritmética das três provas. Candidatos que faltarem a uma delas ou que não alcançarem a nota mínima de sete em cada uma das provas serão desclassificados. O resultado das provas será divugado em 03 de dezembro e o resultado final do processo  seletivo publicado no dia 09 de dezembro. O PROMUS não se obriga a preencher todas as vagas.

Preencherão as vagas oferecidas em edital os candidatos mais bem classificados no conjunto de provas, para o grupo no qual se inscreveu (ampla concorrência e ampla concorrência/ações afirmativas/acordo de cooperação/PQI).

A documentação necessária, os critérios de avaliação e demais informações podem ser consultados no edital do processo seletivo. Dúvidas devem ser encaminhados à secretaria do Programa.

SERVIÇO
Secretaria do PROMUS: Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste, Edifício Ventura Corporate Towers, Rio de Janeiro – RJ. CEP 20031-170. (21) 2262-8742. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais