O Leopoldo de Abril

No primeiro número de 2018, ano em que a Escola de Música da UFRJ comemora seu 170º aniversário, destacamos as iniciativas do Programa de Pós-graduação Profissional em Música que em sua curta trajetória (a primeira turma teve início em 2016) apresenta resultados de sucesso. Celebrando 20 anos de criação, o conjunto vocal de câmara Sacra Vox sob a direção artística de Valéria Matos, programou um caléndário de eventos ao longo do ano ano com encontros de coros, concertos e mesas-redondas, cujos temas permeiam a diversidade e a cultura da paz. Encerramos a edição com o registro recebido pelo inestimável acervo de Antonio Carlos Gomes, para o qual a Escola de Música da UFRJ contribuiu com partituras manuscritas autógrafas e documentos, nomeado como “Memória do Mundo” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. Na programação cultural do mês de abril, fazendo parte do calendário comemorativo, há concertos da OSUFRJ e da Orquestra de Sopros da UFRJ, das séries “Internacional de Órgão da UFRJ”, “Tendências” e “Música Sacra de todos os tempos”.

Boa leitura!

Maria José Chavitarese