171 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Série Talentos faz três recitais na Sala Guiomar Novaes

0
0
0
s2sdefault

A Série Talentos UFRJ realiza de 23 a 25 de outubro três recitais no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecilia Meireles. Todos com entrada franca, os espetáculos acontecem às 18h30 nos dois primeiros dias. O último está marcado para 19h.

  Fotos: Divulgação
  eduardomonteiro2-018.jpg Amanda-Kohn Juliana-Sampaio
  Algumas das atrações. Acima, Eduardo Monteiro; abaixo, Amanda Kohn e Juliana Sampaio.

Iniciada em julho de 2007, a Série Talentos envolve apresentações musicais diversificadas - repertório de música coral, orquestral e de câmara com obras de períodos e estilos os mais variados. A programação é organizada pelo Setor Artístico da EM, responsável pela elaboração da agenda e gestão da produção e divulgação dos recitais ao longo do ano.

Recitais

Suellio Brendo (piano), orientando de Ronal Silveira; Vladimir Sá Cangussú Filho (piano), orientando de Luiz Senise; e Marcelo Coelho (canto), orientando de Andrea Adour, com Silas Barbosa (piano), abrem a série no dia 23

No dia seguinte é a vez dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ. Eduardo Monteiro (flauta), orientando de Cristiano Alves; Daniel Soares (trompa), orientando de Ana Paula da Mata; e Stefano Bravo (piano), orientando de André Cardoso, são os solistas do espetáculo.

Encerra a série Amanda Kohn (piano), orientanda de Luiz Senise; Lincoln Sena (flauta), orientando de Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira, com Thalyson Rodrigues (piano); e Juliana Sampaio (canto), orientanda Rosana Lamosa, com Silas Barbosa (piano).

SERVIÇO
Espaço Guiomar Noaves. Rua da Lapa, 47 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20021-180. Telefones: 55 21 2332-9223 / 55 21 2332-9224. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

23 DE OUTUBRO, 18:30

Suellio Brendo, piano
Professor orientador: Ronal Silveira
Franz Liszt: Valee d´Obermann
Villa-Lobos: Impressões Seresteiras

Vladimir Sá Cangussú Filho, piano
Professor orientador: Luiz Senise
Edino Krieger: Três Estudos Intervalares
Sergei Rachmaninoff: Dois Momentos Musicais
Villa-Lobos: Preludio, das Bachianas Brasileiras nº 4

Marcelo Coelho, canto
Silas Barbosa, piano
Professora orientadora: Andrea Adour
Fauré: Aprés um rêve
Duparc: Chanson Triste
Duparc: L´invitation au Voyage
Debussy: Beau Soir
Ravel: Don Quixote à Dulcinée

 

24 DE OUTUBRO, 18:30

Eduardo Monteiro, flauta
Professor orientador: Cristiano Alves
Hans-Joachim Koellreutter: Improviso para flauta solo
Johann Sebastian Bach: Solo para flauta transversal (Partita), BWV 1013
Allemande
Corrente
Sarabande
Bourrée Anglaise
César Guerra-Peixe: Melopeias Nº 3

Daniel Soares, trompa
Convidados: Paula Martins (flauta), Marcos Passo (clarineta), Vinicius Frate (contrabaixo), Luiza Salles (piano)
Professora orientadora: Ana Paula da Mata
Alexandre Schubert:
Sonata para Trompa e Piano
Além, para Trompa, Flauta, Contrabaixo e Piano.
Trio, para Trompa, Clarinete e Piano

Vinicius Frate, contrabaixo
Stefano Bravo, piano
Sanderson Cortez Paz, contrabaixo
Professor orientador: André Cardoso
Ernani Aguiar: Duos de Oxósse, para contrabaixo (andante, moderato, vivo)
Edmundo Villani-Côrtes: Praeludius Omnibus, para contrabaixo e piano
Leopoldo Miguêz: Improptu, para contrabaixo e piano
Radamés Gnattali: Canção e Dança, para contrabaixo e piano

 

25 DE OUTUBRO, 19:00

Amanda Kohn, piano
Professor orientador: Luiz Senise
Rachmaninoff: Étude tableaux, Op.39 no 2 e Op. 33 no 9
Prokofiev: Sonata para piano no 1
Marlos Nobre: Tango

Lincoln Sena, flauta
Thalyson Rodrigues, piano
Professores orientadores: Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira
Schubert: Introdução e Variações Trockne Blumen

Juliana Sampaio, canto
Silas Barbosa, piano
Professora orientadora: Rosana Lamosa
Francisco Mignone:
I - A folhinha da pimenta
II – Assombração
III - Cantiga
IV - Festa na Bahia
Delibes: Air des Clochettes
Offembach: Les oiseaux dans la charmille

SUELIO BRENDO, piano
Aluno do curso de Bacharelado em Piano da Escola de Música da UFRJ, com orientação do professor Ronal Silveira. Natural de Aracajú, iniciou seus estudos de piano no Conservatório de Música de Sergipe, onde aos 13 anos de idade ficou em primeiro lugar no Festival de Música Contemporânea promovido pela instituição. Participou de Master Classes com pianistas renomados, tais como Nikolai Lugansky, Tim Ovens, Boaz Sharon, Luca Chiantore, Eduardo Monteiro, Christian Budu, Clélia Iruzum e Alexandre Dossin. Ganhou o Prêmio Guiomar Novaes e o primeiro lugar no 1º Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos.

VLADIMIR GANGUSSU, piano
Aluno do curso de Bacharelado em Piano da Escola de Música da UFRJ, na classe do Prof. Luiz Senise. Iniciou seus estudos de piano aos 11 anos, na cidade de Vitória da Conquista (BA). Estudou piano no Conservatório Brasileiro de Música. Participou de máster classes com renomados pianistas, como Nikolay Lugansky (Rússia), Luiz de Moura Castro (Brasil/EUA), Ricardo Castro (Brasil/Suiça), Fany Solter e Michel Uhde (Brasil/Alemanha). Foi finalista do Concurso Nacional de Piano da EM/UFRJ, em 2016. Em 2017 conquistou o 1º Lugar no 24º Concurso de Piano Abrão Calil Neto, em Ituiutaba/MG, e o 3º Lugar no 36º Concurso Latino-Americano Rosa Mística, em Curitiba/PR.

MARCELO COELHO, canto
Aluno do curso de Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ, com a orientação da professora Andrea Adour. O barítono carioca fez seu début como um dos protagonistas da ópera “O Diletante”, de João Guilherme Ripper, em sua estreia, em comemoração aos 20 anos do projeto “Ópera na UFRJ”. Vem construindo uma sólida carreira, com presença rotineira nos palcos cariocas e de outras partes do país. Em 2017, foi um dos protagonistas da ópera “Le Convenienze ed inconvenienze teatrali: Viva La Mamma” de G. Donizetti,.
No mesmo ano, passou a integrar a Academia de Ópera Bidu Sayão, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que visa a formação de jovens artistas líricos brasileiros.

EDUARDO MONTEIRO, flauta
Aluno do Programa de Mestrado Profissional da Escola de Música da UFRJ, PROMUS, sob a orientação do Prof. Dr. Cristiano Alves. É professor de flauta na EM/ UFRJ e pesquisador junto ao Museu de Instrumentos Delgado de Carvalho. Concluiu o Bacharelado na EM/UFRJ e Pós-Graduação na Musikhochschule Stuttgart, como bolsista do DAAD. Atuou em diversas orquestras, entre as quais Sinfônica Nacional da Rádio MEC, Theatro Municipal do RJ, Ópera de Stuttgart. Desenvolve intenso trabalho com música de câmara, além de participar regularmente como solista e professor em diversos festivais e cursos de música no Brasil, notadamente Bienais de Música da FUNARTE, Festivais de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música do Pará, Festival Música das Américas, Painéis de Bandas da FUNARTE, Festival Internacional da UFSM em Vale Veneto e Festivais Internacionais de Barra Mansa. Vice-Presidente da Associação Fluminense dos Ex-Bolsistas da Alemanha.

DANIEL SOARES, trompa
Aluno do Programa de Mestrado Profissional da Escola de Música da UFRJ, PROMUS, sob a orientação da Profª. Aa Paula da Mata. Concluiu o Bacharelado em trompa pela EM/UFRJ, na classe do professor Philip Doyle. Iniciou seus estudos aos 14 anos. Na UNIRIO, foi aluno de Zdenek Svab e Luiz Garcia. Se aperfeiçoou com Samuel Hamzem, além de participação em master classes com Radovan Vlatkovic, Marie Louise Neunecker, Will Sanders, Stefan Dohr, Abel Pereira e Frank Lloyd. Foi premiado por duas vezes no Concurso de Jovens Solistas da OSB Jovem. Atualmente é primeira trompa da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

VINICIUS FRATE, contrabaixo
Aluno do Programa de Mestrado Profissional da Escola de Música da UFRJ, PROMUS, com orientação dos professores Daniel Guedes e André Cardoso. Concluiu o Bacharelado em contrabaixo pelo Conservatório de Santa Cecilia (Roma/Itália), com distinção de louvor. Desde 2014, atua como contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo (OSM). Foi vencedor dos concursos nacionais de contrabaixo Paulo Bosísio (2007) e Sandrino Santoro (2009). Na área de música de câmara, integra um duo com o pianista Stefano Bravo. 

AMANDA KOHN, piano
Aluna do curso de Bacharelado em Piano da Escola de Música da UFRJ, com orientação do professor Luiz Senise. Natural do Rio de janeiro, iniciou seus estudos de música aos 11 anos. Participou de master classes com Luca Chiantore e Nikolai Lugansky. Recentemente foi convidada a participar do grupo Pianorquestra, com concertos em várias partes do Brasil e do mundo.

LINCOLN SENA, flauta
Aluno do curso de Bacharelado em Flauta da Escola de Música da UFRJ, com orientação dos professores Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira. Iniciou seus estudos de flauta na Associação Musical Amédio Venâncio da Costa, em São Joao da Barra, sob a orientação de Lidiane Sena. Participou de master classes com Renato Axelrud, Julie Koidin e Renato Kimachi. Atuou como flautista da Orquestra de Sopros da ProArte. Como solista, atuou com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio e Orquestra Sinfônica da UFRJ, tendo sido um dos vencedores do concurso de solistas, em 2017. Participou de concertos e gravação com a Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a regência de Neil Thomson. Realiza concertos regularmente também com a Academia Jovem Concertante, na etapa RJ/SP.

JULIANA SAMPAIO, canto
Aluna do curso de Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ, com orientação da professora Rosana Lamosa. Participou da Opera Tosca, de Puccini e Carmina Burana, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atuou em diversas produções em teatros e óperas, tendo a oportunidade de se apresentar como solista em o "Messias", de Handel, no Festival Mozarteum (2018), em Trancoso, na ópera " João e Maria", de Humperdick (2016), na ópera "A Flauta Mágica", de Mozart (2018), na ópera "O Menino Maluquinho", de Calimério Soares (2017). Além de sua atividade como cantora lírica, vem se destacando igualmente como atriz, de comerciais, novelas (Rede Globo), propagandas (Bradesco, Vivo) e vídeos institucionais (CNPQ), bem como modelo fotográfica.

Músicos Convidados:

SILAS BARBOSA, co-repetição piano
Inserir currículo de no máximo 5 linhas.

PAULA MARTINS, flauta
Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO e Bacharel em flauta transversal pela EM/UFRJ, na classe dos professores Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira. Participou de master classes com Emmanuel Pahud, Rogério Wolf, Jacques Zoom e Maurício Freire. Foi flautista da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e participou de musicais, gravações, entre outros.

MARCOS PASSOS, clarineta
Natural do Rio de Janeiro, concluiu o Bacharelado em clarineta na EM/UFRJ, sob a orientação dos professores José Carlos de Castro e José de Freitas. Recebeu o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho. Participou como professor no FEMUSICA, de Campos/RJ. Foi professor substituto na EM/UFRJ e na UNIRIO. A convite da Columbia Artists Management Inc. (CAMI), realizou em 2008 turnê pelos Estados Unidos com o saxofonista Branford Marsalis. Integra o Grupo de Música Nova, sob a coordenação de Marisa Rezende e desde 2002 atua na Orquestra Sinfônica do TMRJ.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)

Redes sociais