171 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

OSUFRJ interpreta Grétry, Glazunov e Di Sabbato

0
0
0
s2sdefault

Sob a regência de Ernani Aguiar a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) realiza dia 09 de maio, no Salão Leopoldo Miguez, mais um concerto da temporada 2019. Com entrada franca, a apresentação está marcada para às 19h.

  Reproução
  paulovinicius2019ernaniaguiar2019.jpg
  O saxofonista Paulo Vinicius e o regente Ernani Aguiar

No programa, a Suíte Céfalo e Prócris, de André Grétry; Concerto para saxofone, Op. 109, de Alexander Glazunov; e a estreia mundial de Sinfonia, do compositor Sérgio Di Sabbato, músico da UFRJ.

O jovem saxofonista Paulo Vinicius, um dos vencedores do Concurso Solistas 2019 da Escola de Música, interpreta o concerto de Glazunov.

Solista, regente e orquestra

Paulo Vinicius é natural de Bauru-SP onde iniciou seus estudos na Banda Sinfônica municipal de Bauru, aos 15 anos de idade cursou Saxofone no conservatório de Tatuí com os professores Rafael Migliani e Giancarlo de Medeiros. É Bacharelando em saxofone pela UFRJ na turma do professor Pedro Bittencourt; já tomou aulas com os Saxofonistas Jan Von Klewitz da Alemanha, Marrie Bernadette Charrier do Conservatório de Bordeaux, Douglas Braga em São Paulo e Emiliano Barri da Argentina. Realizou concertos junto aos trompetistas Rodney Marsalis e o Kurt dupuis, também se apresentou sob a batuta dos maestros Lutero Rodríguez, Marcos Sadao Shirakawa, Shawn Smith e a também com a maestrina americana Emilly Threinen.

  logo

Não deixe de visitar o site das Orquestras Sinfônica e de Sopros da UFRJ e fique por dentro de tudo que diz respeito a essas formações.

Ernani Aguiar é professor de regência na Escola de Musica da UFRJ e diretor artístico da OSUFRJ, atua junto às principais orquestras do país. Como compositor, alcançou expressivo sucesso no Brasil e no exterior. Estudou com Paulina d'Ambrosio e Santino Parpinelli (violino e viola), César Guerra-Peixe (composição) e Carlos Alberto Pinto Fonseca (regência). No Conservatório Cherubini de Firenze estudou com Roberto Michelucci (violino) e Annibale Gianuário (regência). Fez cursos de aperfeiçoamento em regência na Itália com Franco Ferrara, Adone Zecchi e Giuseppe Montanari e na Alemanha com Sergiu Celibidache. É mestre em música pela UFRJ.

A Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro, fundada em 1924. Diversos regentes com ela atuaram, entre eles os compositores Francisco Mignone, Oscar Lorenzo Fernandez e José Siqueira. As óperas passaram a fazer parte da temporada anual de concertos a partir de 1949. Em 1969, o maestro Raphael Baptista foi nomeado seu regente titular. Foi sucedido em 1979 pelo maestro Roberto Duarte, que esteve à frente do conjunto por mais de quinze anos. Desde 1998, está sob a direção artística dos maestros André Cardoso e Ernani Aguiar. Em 1997, realizou a gravação integral do Colombo de Carlos Gomes (1836-1896), que mereceu dois importantes prêmios: Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de “Melhor CD de 1998” e Prêmio Sharp 1998 de “Melhor CD” na categoria música erudita. Suas funções acadêmicas visam o treinamento e a formação de novos profissionais de orquestra, solistas e regentes. Uma de suas principais características é a valorização da produção musical brasileira, já tendo executado mais de uma centena de obras em estreia mundial.

 

SERVIÇO
Salão Leopoldo Miguez, Rua do Passeio, 98. (21) 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca.

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ
9 DE MAIO DE 2019, 19H
SALÃO LEOPOLDO MIGUEZ

ENTRADA FRANCA

Paulo Vinícius, saxofone
Ernani Aguiar, regência

Programa

André Grétry
Suíte Céfalo e Prócris

Alexander Glazunov
Concerto para saxofone, Op. 109

Sérgio Di Sabbato
Sinfonia
Estreia mundial

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)

Redes sociais