171 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Orquestra se Sopros se apresenta dia 23 na Sala Cecília Meireles

0
0
0
s2sdefault

Sob a regência de Marcelo Jardim, a Orquestra de Sopros da UFRJ se apresenta dia 23 de maio na Sala Cecília Meireles em mais um concerto da temporada. O espetáculo, marcado para às 20h, integra a série Sala Orquestras. 

Em destaque “Danças Sinfônicas e Populares”; o que promete agradar um público diversificado. No programa, peças de Fukuda, Mignone, Murillo Santos, Ursicino e Leonard Bernstein. 

Regente e orquestra 

  Reprodução
  coralinfantil
  Marcelo Jardim, regente titular e diretor musical da Orquestra de Sopros

Marcelo Jardim é professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da EM/UFRJ, na qual é também seu atual diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Concluiu o bacharelado e o mestrado em Regência pela UFRJ e doutorado em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, com a tese “A Banda do Villa: a Obra para Banda de Heitor Villa-Lobos”. Foi o responsável pela criação e organização do curso de regência de banda no Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém/PA e através da colaboração acadêmica, atuou na direção artística do Festival Música das Américas e Festival Internacional de Música do Pará. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos Painéis FUNARTE de Bandas de Música, tendo sido responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda, da mesma instituição. É membro do conselho diretor da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles). Mantêm uma agenda como professor convidado em festivais e seminários no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, além de atuar como regente convidado em orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas. 

A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e atua diretamente no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011.  Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Sua primeira estrutura organizacional se deu em novembro de 2017, e desde então mantêm ininterrupta temporada de concertos, tendo sido responsável por dezenas de primeiras audições, de obras de compositores brasileiros e internacionais. Em 2009 gravou o CD "A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos” e em 2017 o CD ao vivo "Dobrados para o Itamaraty". Já teve como solistas o Quinteto Villa-Lobos, o clarinetista Cristiano Alves, o tubista Albert Khattar, o trombonista João Luiz Areias, o trompetista Nailson Simões, o saxofonista Pedro Bittencourt, o saxofonista Léo Gandelman, o soprano Veruschka Mainhardt, o Quinteto de Metais da UNIRIO, o Quinteto de Metais MP5, o percussionista Aníbal Borzone, o oboísta Thomas Indermühle entre outros músicos e grupos de destaque. Tem como diretor musical o maestro Marcelo Jardim, professor de regência de banda e prática de orquestra, da EM/UFRJ.

SERVIÇO
Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa, 47. 21 2332-9223, 21 2332-9224. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. R$ 40 23 de maio, 20h.

 

 SALA CECÍLIA MEIRELES 

23 MAIO de 2019, 20h, QUINTA

DANÇAS SINFÔNICAS E POPULARES

ORQUESTRA DE SOPROS DA UFRJ
Marcelo Jardim, regência 

PROGRAMA 

YOSUKE FUKUDA
Danças Sinfônicas (dur. 22min)
I – Danças Renascentistas
II – Tango
III – Quadrilha
IV – Spirituals (Réquiem Bon-Odori Uta)
V – Dança do Ventre 

FRANCISCO MIGNONE 
Congada (transc. Dieter Lazarus, edição e revisão Marcelo Jardim), dur. 5min. 

MURILLO SANTOS
Batuque (edição e revisão Marcelo Jardim (dur. 5min) 

JOSÉ URSICINO DA SILVA (DUDA)
Suíte Marajoara (edição e revisão Marcelo Jardim (dur. 12min)
I – Carimbó da Ilha do Marajó
II – Ver o Peso (dobrado)
III – Festa do Círio de Nazaré (valsa)
IV – Frevo do Amor 

LEONARD BERNSTEIN
Danças Sinfônicas de "West Side Story” (transc. Paul Lavender), dur. 22min.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais