170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Espaço Guiomar Novaes será palco da Série Talentos UFRJ

0
0
0
s2sdefault

A Série Talentos UFRJ, criada por Maria José Chevitarese, atual diretora da Escola de Música, na primeira gestão do maestro André Cardoso, terá, a partir de julho de 2018, as suas apresentações transferidas dos salões de concertos desta Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRJ para o Espaço Guiomar Novaes, anexa à Sala Cecília Meireles. 

  Reprodução
  Ensaios da montagem
 

De cima para baixo e da esquerda ára a direita. Pedro D'Avila (piano); Silas Barbosa (piano); Crislaine Netto (soprano); Saulo Laucas (tenor); Elton Julien (piano); Gabriel Rocha (violão); Renata Vianna (soprano); Flávio Augusto (piano); Cristiano Vogas (piano); Ramon Tavares Feitosa (violino) e Jenny Burbano Torres (fagote).

Resultado de uma parceria entre a Escola de Música e a Sala Cecília Meireles, no cerne dessa transferência se encontra a decisão por parte da diretora da Escola e de seus diretores- adjuntos, de dar maior visibilidade às performances dos alunos dos Cursos de Graduação e dos discentes do Programa de Pós- Graduação Profissional em Música (PROMUS).

Se a transferência dos espaços das realizações dos concertos significa uma mudança de status, no que se relaciona a uma maior publicidade junto ao público voltado à música de concerto, a natureza da Série Talentos da UFRJ em nada se modifica.

Em acordo a Maria José Chevitarese, a criação dessa série musical teve sua origem na observação de ser a Escola de Música da UFRJ, o maior centro de formação da maior parte dos músicos que atuam profissionalmente. E, em conseqüência a essa constatação, ela considerou, naquele período em que ocupava a função de Diretora Artística que seria natural a abertura de um espaço, para que os alunos aprovados nas seleções tivessem a oportunidade de se familiarizar com o público através de concertos.

Uma vez implantada esta série musical, as apresentações dos alunos passaram a ser realizadas às quartas-feiras, dia em que, por tradição, a Escola àquela época não realizava concertos abertos ao público. Então, a partir de sua gestão, na Diretoria Artística, e da gestão do professor Eduardo Biato na mesma diretoria, a Série Talentos da UFRJ vem sendo realizada de forma interrupta.

Para essa temporada, na Sala Guiomar Novaes, a Banca Examinadora, responsável pela seleção dos alunos que estarão se apresentando, nos dias 2, 3 e 4 de julho de 2018, foi formada pelos professores Alexandre Schubert, Alexandre Rachid e Marcelo Jardim. A segunda temporada da série realizar-se-á nos dias 23, 24, e 25 de outubro deste mesmo ano.

Nesses concertos que fazem parte dos muitos eventos planejados para a comemoração do aniversário de 170 anos desta Escola, que é a mais antiga instituição de ensino musical e também a que é qualificada como a de maior prestígio em nosso país, as classes dos docentes Ronal Silveira, Andrea Adour, Veruschka Mainhard, Luís Senise, Graça Alan, Eduardo Monteiro, Afonso Oliveira e Rosana Lamosa estarão representadas por alguns de seus discentes.

Assim como irão estar representadas as orientações no Curso do Mestrado Profissional dos professores Aloysio Fagerlande, André Cardoso, Cristiano Siqueira Alves e Daniel Paiva Guedes, configurando com perfeição aquilo que esta Escola sempre representou: local de formação de excelência, local de pesquisa musical e resultado destas duas atividades transferido ao público sob forma de belos concertos musicais.

SERVIÇO

Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa, 47. Telefones: (21)2332-9223, (21)2332-9224. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. R$ 10, ingressos à venda na bilheteria ou através do site www.ingressorapido.com.br.

 

Série Novos Talentos UFRJ
ESPAÇO GUIOMAR NOVAES

02 de JULHO, 18h30 

Pedro D'Avila, piano
Classe: Ronal Silveira

Crislaine Netto, soprano
Saulo Laucas, tenor
Classe: Andrea Adour

Silas Barbosa, piano

Pedro d'Avila nasceu em Petrópolis, onde iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade. É detentor da Medalha de Ouro e do prêmio "Melhor Interpretação de Sonata Clássica" no IV Turno do Primeiro Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos. Hoje cursa o bacharelado em Piano na Escola de Música da UFRJ e, por ter sido premiado com bolsas de estudo, a partir do segundo semestre de 2018, segue para as University of Colorado Boulder e University of Iowa, nos Estados Unidos.

Nascido 1984, Saulo Laucas foi diagnosticado autista aos 3 anos. Dotado de ouvido absoluto, seu talento musical apresentou-se antes mesmo de falar. Bacharelando de Canto Lírico na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou do Concurso Internacional de Canto Linus Lerner no México, ficando entre os semifinalistas. Apresentou-se em óperas de Strauss, Donizetti, Pergolesi e Mozart.

Aluna da Escola de Música da UFRJ desde 2015, a soprano Crislaine Hildebrandt teve a orientação da mezzo-soprano argentina Lorena Espina e da soprano Andrea Adour. Já participou de alguns espetáculos operísticos promovidos pela universidade, como a adptação da ópera HänselundGretel de Engelbert Humperdinck e & "Maluquinho" de Calimério Soares. É membro do Coral Brasil Ensemble.

Detentor de 18 importantes premiações em concursos nacionais e internacionais, Silas Barbosa é Mestre em Música pela UFRJ e teve como principais professores Luis Senise e Daniel Burlet. Atualmente é pianista colaborador efetivo na Escola de Música da UFRJ no departamento de canto e atua intensamente no Brasil e no exterior como recitalista, solista e camerista.

Série Novos Talentos UFRJ
ESPAÇO GUIOMAR NOVAES

03 de JULHO, 18h30

Elton Julien, piano
Classe: Luís Senise

Gabriel Rocha, violão
Classe: Graça Alan

Renata Vianna, soprano
Classe: Veruschka Mainhard
Silas Barbosa, piano 

 Natural de Porto Velho – RO, Elton Julien iniciou seus estudos aos 5 anos de idade; aos 17 ingressou na Escola de Música e Belas Artes, onde estudou com os professores Noel Nascimento e Olga Kiun. Participou de cursos e mastes classes, tendo como professores Gilberto Tinetti, Marina Lomazov, Alexandre Dossin e Cristina Ortiz. Atualmente cursa a graduação em piano na Escola de Música da UFRJ.

Gabriel Rocha estudou violão com Carlos Massetti Pereira e Graça Alan (UFRJ), além de ter participado de master classes com grandes concertistas como Marcus Llerena, Turíbio Santos e Ulisses Rocha. Participou, como aluno, em diversas edições do Festival Vale do Café e estudou música antiga com William Carter (Palladian Ensemble – Alaúde, teorba e guitarra barroca) na Oficina de Música de Curitiba.

Cantora popular há 20 anos, Renata Vianna iniciou seus estudos de canto lírico na UFRJ, e já participou como solista da Ópera Viva La Mama e em coros como Brasil Ensemble e Coro de Câmara da EMVL. Atualmente, cursa Bacharelado em Canto Lírico na Escola de Música da UFRJ. 

Série Novos Talentos UFRJ
ESPAÇO GUIOMAR NOVAES

04 de JULHO, 18h30

Jenny Burbano Torres, fagote
Orientador: Aloysio Fagerlande

Flávio Augusto, piano

Ramon Tavares Feitosa, violino
Orientador: Daniel Guedes e André Cardoso

Cristiano Vogas, piano 

Jenny Burbano Torres iniciou seus estudos musicais na Red de Escuelas de Formación Musical de Pasto, no ano de 2002. Em 2017, graduou-se em Música com Ênfase em Fagote na Universidad Distrital "Francisco José de Caldas". Como fagotista e através de audição pública, obteve o posto para integrar a Banda Sinfónica Juvenil de Cundinamarca. Atualmente é estudante do programa de Mestrado Profissional em Música da UFRJ.

Bacharel em Violino pela Universidade Federal da Paraíba, Ramon Feitosa é natural de João Pessoa. Tem tocado em importantes salas de concerto e participado dos principais festivais de música do Brasil. Participou de master classes com renomados violinistas e possui uma intensa atuação na Música de Câmara. Atualmente é Spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e mestrando no Programa de Pós Graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Detentor de 28 primeiros prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano, Flávio Augusto foi o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano "Villa-Lobos" no Rio de Janeiro, em 1988. É considerado um dos mais importantes pianistas de câmara do país e já se apresentou nas principais salas de concerto da América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, África e Oceania.

Cristiano Vogas, pianista, é Bacharel e Mestre em piano pela Escola de Música da UFRJ, e Doutor em Música pela USP. Especializou-se na Europa no Conservatoire de Fribourg e na Hochschule für Musik de Berna, na Suíça. Exerce intensa atividade artística como solista e camerista, tendo se apresentado em vários países da Europa e America Latina.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais