172 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

BAN ganha laboratório para conservação preventiva do acervo

0
0
0
s2sdefault

A Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) contará em breve com um Laboratório de Conservação (o LACON) que possibilitará uma melhor logística para a realização do processo de conservação preventiva. Por se tratar de uma instituição quase bicentenária é normal se encontrar no acervo documentos em processo de degradação, fragilizados devido às condições ambientais como temperatura, luminosidade, umidade e poluentes. Afetam também o acervo o uso continuado por usuários e ações de traças, brocas, e outros insetos.

  Reprodução
 
  Capela de higienização do LACON

A ideia de criar um setor destinado à conservação e preservação dos documentos surgiu em 2018, quando foi preciso higienizar às pressas uma grande coleção no setor de partituras impressas e se identificou o pouco espaço disponível para realizar o processo, obrigando a BAN a interromper o atendimento aos usuários. Profissionais de Conservação também sugeriram que o local de higienização fosse separado da guarda dos demais documentos evitando a transferência de sujidades para outros itens da coleção.

O espaço está em fase de organização, mas já se iniciou a higienização de algumas coleções. O setor está localizado na antiga sala 10, no térreo do Prédio Principal ao lado do setor de partituras impressas.

A proposta do setor de conservação é preservar o patrimônio documental da Escola de Música sob a guarda da BAN buscando elaborar e realizar medidas de conservação preventiva, como a higienização e a conscientização dos usuários, tornando a Biblioteca um lugar mais salubre para o trabalho e a pesquisa.

fevereiro   2020
DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)

Redes sociais